Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17421

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.authorSOUSA, Fabiana Marilha Paulino de-
dc.date.accessioned2016-07-15T16:14:43Z-
dc.date.available2016-07-15T16:14:43Z-
dc.date.issued2016-01-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17421-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou analisar o uso do smartphone para realizar atividades de aprendizagem, de pesquisa, de comunicação e de produção integradas numa Webgincana, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Recife. Para isso, utilizamos os conceitos de aprendizagem móvel, Teoria da Atividade e o uso de smartphones na educação. Destacamos e diferenciamos o uso de smartphones que são considerados os telefones inteligentes, que possuem um sistema operacional e acesso a internet, bem diferentes dos primeiros celulares que não tinham acesso a internet, com funções mais básicas. Utilizamos a pesquisa participante, desenvolvida em três etapas. A primeira esteve ligada ao conhecimento do local de pesquisa, dos sujeitos e das condições em que faríamos o trabalho por meio de instrumentos como questionários e entrevistas semiestruturadas. A segunda etapa esteve voltada para a construção, aprovação e aplicação da Webgincana no campo de pesquisa. A Webgincana durou 05 dias e em cada dia da semana houve um desafio a ser realizado pelos alunos. Cada um desses desafios foi realizado de forma diferente, pois exigia a exploração de dimensões cognitivas e de aspectos mais tecnológicos que passavam pelo conhecimento das redes, manuseio de programas, da internet e da colaboração. A terceira etapa esteve voltada para a análise da Webgincana, dos questionários e das entrevistas como um todo. Os dados foram analisados a partir dos princípios da Teoria da Atividade e da Teoria da Aprendizagem Móvel, por serem uma forma dinâmica de analisarmos as atividades, levando em consideração a motivação e a própria atividade humana. Os resultados demonstraram a possibilidade do uso do smartphone em sala de aula e na escola para propiciar aprendizagem de História e Língua Portuguesa, desde que esteja dentro de um planejamento, de forma dirigida, objetivando a percepção autônoma, crítica, móvel e divertida, além de percebemos, a partir das falas dos alunos, a possibilidade de mudança na forma de uso dos smartphones, das redes sociais e da realização de pesquisas na internet, pois desenvolveram habilidades para analisar as informações, para serem críticos e, deste modo, construir aprendizagens.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleWebgincana: o uso do smartphone promovendo pesquisa, comunicação e produção na escolapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research had the purpose to analyze the use of smartphones to accomplish activities such as learning to research, communication and production, integrated in an Web-scavenger hunt, with students of high school in a public school in Recife. For this, we used concepts of mobile acquaintances, theory of knowledge and the use of smartphones in the education. Highlight and differentiate the use of smartphones that are considered smart phones, which have an operating system and internet access, very different of the first phones that had no access to internet , more basic functions.We used the main research, developed in three steps. The first one was connected with to the knowing of the place of research, of the subjects and the conditions we would be working in, through the use of instruments as questionnaires and semistructured interviews. The second step was turned to the construction, approval and the application of the Web-scavenger hunt in the field of research. The Web-scavenger hunt lasted 05 days and in each day of the week there was a challenge for the students to accomplish. Each one of these challenges were accomplished in a different way, because it demanded the exploration of cognitive dimensions and the aspect more technological that went through the knowing of the networks, handling of programs, internet and collaboration. The third step was turned to the analysis of the Web-scavenger hunt, of the questionnaires and the interviews as a whole. The data were analyzed from the principles of the Theory of Activity and the Theory of Mobile Knowledge, for they are a dynamic form for us to analyze the activities, considerating the motivation and the own human activity. The results show the possibility of the use of the smartphone in the class room and in the school to propiciate the accomplishment of History and Portuguese, since it is inside a planning, in a directed form, aiming the autonomous perception, critics, mobile and fun. Besides we realize, from the students talk the possibility of change in the way of using the smarphones, the used of social-media and the realization of the research in the internet, because they developed habilities to analyze the informations, be critical and in this way, build learning.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fabiana Marilha Paulino de Sousa.pdf1,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons