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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17283

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Título: Procedimento eficiente para análise de seções em concreto armado usando o modelo de treliça com amolecimento
Autor(es): SILVA, Jordlly Reydson de Barros
Palavras-chave: Engenharia Civil.; Modelo de Treliça; Viga; Concreto armado; Torção; Cortante
Data do documento: 1-Mar-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação trata sobre um problema recorrente em projetos de estruturas de concreto armado: determinar corretamente o comportamento de seções sujeitas à combinação de esforços seccionais de flexão, cortante e torção, tanto na situação de serviço como na capacidade resistência limite da peça. Para o estudo desse problema, é proposto um procedimento de análise baseado no modelo de treliça com amolecimento e combinação de solicitações. Essa técnica consiste em idealizar a seção como a associação de quatro painéis de concreto armado fissurados e, para a correta avaliação do comportamento em situações de serviço, considera o efeito do enrijecimento a tração. Ao contrário de técnicas de solução por tentativa e erro, tradicionais na utilização desse tipo de modelo, o procedimento proposto se baseia em estabelecer o problema como um sistema de equações não lineares, com restrições, e resolvê-lo utilizando algoritmos de otimização, onde são selecionadas variáveis primárias apropriadas de forma a beneficiar a eficiência do processo de solução. Como estimativa inicial para a resposta é considerado o comportamento obtido em um modelo elástico linear. Uma vez implementado o procedimento em linguagem MATLAB, o mesmo foi aplicado a diversos ensaios experimentais da literatura, para situações de torção pura e combinação desse esforço com cortante, onde foi constatada boa precisão. Além disso, foi aplicado o procedimento em um estudo de caso real de um pedestal de concreto armado, suporte de um tanque de armazenamento, onde ficou demonstrada a significativa influência do esforço cortante na redução da rigidez à torção da seção. O procedimento se mostrou uma opção vantajosa, pois, além da precisão dos resultados já comentados, também apresentou excelente eficiência computacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17283
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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