Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17272

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSILVA, Emanuely Arco Iris-
dc.date.accessioned2016-07-07T12:32:22Z-
dc.date.available2016-07-07T12:32:22Z-
dc.date.issued2015-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17272-
dc.description.abstractDesenvolvemos um estudo sobre a presença da mulher na pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nossa metodologia esteve pautada em uma pesquisa quantitativa, na qual utilizamos esta perspectiva para investigarmos como vem se desenhando as relações de gênero no corpo docente da UFPE. Para tanto, analisamos o número de mulheres e homens docentes a partir da década de 1950 a 2015. Nesse aspecto, a investigação fundamentou-se em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências da Saúde. Além disso, a nossa análise fez um levantamento sobre o número de grupos de pesquisa de docentes dos Programas de Pós-graduação da UFPE registrados no CNPq, identificando a representação de gênero nas lideranças destes. A nossa metodologia é também do tipo exploratória e explicativa, tendo o Método do Caso Alargado de Boaventura de Sousa Santos. Nessa perspectiva, centramos o nosso estudo no pensamento teórico de Joan Scott, Sandra Harding, Marcela Lagarde, Helen Longino, Walter Mignolo, Boaventura de Sousa Santos, Guacira Lopes Louro, LondaSchiebinger, Jacqueline Leta e outras/os, no que se refere às questões das relações de gênero e da ciência. Outrossim, pesquisar sobre as relações de gênero na Universidade é ainda levar em consideração as diferenças socioculturais que hierarquizam os grupos existentes, para que possamos compreender a importância de uma sociedade onde mulheres e homens sejam iguais efetivamente, tanto em direitos, quanto na percepção social de seus papeis e comportamentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPEspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações de Gêneropt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectGender Relationspt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.titleCiência no feminino: um estudo sobre a presença da mulher docente na pós-graduação da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2484553331105590pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxWe developed a study on the presence/ absence of women in the strictosensu postgraduate at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Our methodology was guided in a quantitative research, in which we use this perspective to investigate how has been designing gender relations on the faculty of UFPE. Therefore, we analyzed the number of women teachers and men from 1950 to 2015. In this regard, the investigation was based on four areas of knowledge: Human Sciences, Exact and Earth Sciences, Engineering and Health Sciences. In addition, our analysis did a survey on the number of research groups of teachers of the UFPE Postgraduate Programs registered in CNPq, identifying the gender representation in the leadership of these. Our methodology is, also, the exploratory and explanatory type, having Method Case Extended Boaventura de Sousa Santos. From this perspective, we focus our study on the theoretical thinking of Joan Scott, Sandra Harding, Marcela Lagarde, Helen Longino, Walter Mignolo, Boaventura de Sousa Santos, Guacira Lopes Louro, LondaSchiebinger, Jacqueline Leta and others, in relation to issues of gender relations and science. Furthermore, research on gender relations at the University is still to take into account the socio-cultural differences that rank the existing groups, so that we understand the importance of a society where women and men are effectively equal both in rights and in the social perception of their roles and behaviors.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO EMANUELY_ARCO IRIS COMPLETA.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons