Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17236
Share on
Title: | Um modelo para a aprendizagem do pensamento computacional aliado à autorregulação |
Authors: | FRANÇA, Rozelma Soares de |
Keywords: | Pensamento Computacional; Autorregulação da Aprendizagem; Autoavaliação; Avaliação por Pares; Metacognição; Tecnologia Educacional; Computational Thinking; Self-Regulation of Learning; Self-Assessment; Peer Assessment; Metacognition; Educational Technology |
Issue Date: | 23-Feb-2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Cada vez mais é necessário criar cenários de aprendizagem que oportunizem a promoção do pensamento computacional na educação básica, uma vez que tal habilidade pode promover a capacidade de resolução de problemas, além de apoiar e relacionar-se com outras ciências. Atrelado a isto, há a necessidade de engajar os aprendizes em atividades de reflexão durante sua formação em conceitos fundamentais da Computação. Sob a ótica da aprendizagem autorregulada, a reflexão, especificamente a autorreflexão, desempenha um papel primordial no processo de aprendizagem, permitindo que os estudantes avaliem o próprio conhecimento na tentativa de identificar as causas dos seus próprios erros e acertos acadêmicos. Os aprendizes podem realizar essas atividades de reflexão e avaliação da aprendizagem individualmente e em colaboração com seus pares. Neste cenário, um modelo colaborativo, intitulado penC, foi concebido para introduzir práticas de autorregulação no contexto do ensino e da aprendizagem do pensamento computacional no ensino médio. O penC foi construído a partir de um estudo exploratório e avaliado por professores, especialistas em áreas contempladas no modelo. Tal avaliação evidenciou fatores que possivelmente contribuem para a autorregulação e a aprendizagem do pensamento computacional, bem como aqueles que requerem melhorias. Ainda, trouxe implicações para o design de uma ferramenta que implementa o penC. A partir de tais resultados, o modelo foi refinado, implementado e avaliado, por meio de um quasi-experimento, durante um curso de desenvolvimento de jogos digitais que introduziu conceitos de lógica de programação em iniciantes na área. Os resultados obtidos com o estudo experimental evidenciam a contribuição da proposta na formação dos estudantes, tendo impacto positivo sobre a autorregulação e a aprendizagem do pensamento computacional repercutindo, ainda, na jogabilidade de games produzidos durante a formação dos participantes em conceitos introdutórios de programação. Adicionalmente, o professor avaliou positivamente a experiência com o uso do modelo proposto e relatou a percepção de resultados positivos sobre a formação de seus estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17236 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_mestrado_RozelmaSoaresDeFranca_CInUFPE2015(versao_final_distribuicao).pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License