Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17206
Título: Modelo multicritério de apoio a decisão para priorização de ações voltadas para o aumento da confiança do usuário em ambientes M-commerce.
Autor(es): TURET, Jean Gomes
Palavras-chave: m-commerce; confiança do usuário; modelo aditivo com veto; m-commerce; user confidence; additive model with veto
Data do documento: 10-Dez-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Dado o crescente aumento na utilização de smartphones e tablets, investimentos em m-commerce tornam-se uma boa oportunidade para o aumento nas vendas e, consequentemente, mais lucratividade para as empresas. Entretanto, para que haja sucesso neste investimento, torna-se necessário aumentar o grau de confiança dos usuários com o ambiente m-commerce das empresas que investem nesta modalidade de venda (também conhecidas como empresas em tempo real). As companhias têm se deparado com diversos desafios tecnológicos e organizacionais em m-commerce que podem, se não tratados corretamente, influenciar negativamente na confiança dos usuários e, consequentemente, afastar estes consumidores da utilização desta plataforma. Desta forma, a organização que deseja investir em m-commerce necessita minimizar ou sanar os impactos negativos que podem afastar o cliente do m-commerce. O uso adequado da Tecnologia da Informação e dos Sistemas de Informação são fundamentais para atender aos objetivos estratégicos da organização, bem como o sucesso neste ambiente de comércio virtual. Assim, para minimizar os problemas que os desafios do ambiente m-commerce impõem e aumentar esse grau de confiança dos usuários, as empresas deparam-se com a necessidade de executar melhorias no setor de Tecnologia da Informação. A impossibilidade de executar as ações estratégicas em paralelo impõe a necessidade de priorização de ações, que nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse contexto, este trabalho procurou classificar esses desafios e apresentar um modelo multicritério baseado no modelo aditivo com veto para priorização das ações necessárias para melhorias neste ambiente de comércio virtual. Esse modelo procura minimizar alguns inconvenientes que podem acontecer devido ao efeito compensatório do modelo aditivo tradicional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17206
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia de Produção / CAA

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3 - Dissertação - Jean Turet.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons