Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17184
Título: Curadoria compartilhada na experiência de mediação cultural no Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Autor(es): DUTRA, Mariana Ratts
Palavras-chave: Mediação Cultural; Exposições; Curadoria Compartilhada; Cultural Mediation; Exhibition; Curator shared
Data do documento: 11-Mar-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A pesquisa visa compreender a prática de curadoria compartilhada e em que medida esta experiência particular pode referenciar uma reconfiguração das ações educativas no espaço museológico. A curadoria compartilhada é uma prática que articula a esfera educativa da exposição e a atividade do curador. Ela não se restringe a problematizar a obra de arte ou a esfera de atuação do artista, mas sim, toda uma rede de agentes culturais que, mesmo não sendo evidente ao público não especialista, confere sustentação à prática artística, assim como, à própria atuação dos visitantes no espaço expositivo. Para a reflexão desta prática foram escolhidas duas exposições do projeto “Obras em Destaque” realizado no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (2005 - 2007). O referencial teórico abarca autores sobre mediação cultural, historicidade e estudos em curadoria, historicidade e dinâmica dos museus. A pesquisa é um estudo de caso, para sua realização foram utilizados fontes visuais, orais e escritas, assim como, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Foram entrevistados educadores, equipe administrativa e técnica do museu. A pesquisa apresenta o desenvolvimento das atividades de mediação cultural no MAC CE (2005 a 2007), o processo formativo dos educadores, a realização das atividades no Projeto Obras em Destaque. Os resultados apontam como estas ações caracterizam uma reconfiguração no educativo do museu, reconhecendo uma formação de uma geração de educadores bem particular. Em sua maioria, a experiência na gestão elevou o interesse em dar continuidade a algum trabalho especifício no que tange o campo das artes visuais ou da museologia. Por fim, a pesquisa busca contribuir com os estudos no campo educativo museólogico, assim como, para o fortalecimento de políticas na arte-educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17184
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação _ Mariana Ratts Dutra _ __.pdf2,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons