Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17162

Comparte esta pagina

Título : A extensão do self na prática do consumo colaborativo: investigando a experiência de acesso dos usuários do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco
Autor : SILVA, Marianny Jessica de Brito
Palabras clave : Extensão e Construção do Self. Consumo Colaborativo. Acesso.; Extension and Construction Self. Collaborative Consumption. Access.
Fecha de publicación : 21-oct-2015
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : As inúmeras possibilidades de extensão e construção do self por meio de outras formas de consumo que não envolvem a posse são uma realidade advinda das Eras Digital e de Acesso. Nelas, destaca-se o Consumo Colaborativo, descrito como prática onde clientes acessam um bem com auxilio das tecnologias em troca de uma pequena quantia. A ênfase desta dissertação incide na compreensão dessa extensão/construção do self no Consumo Colaborativo, representado aqui por meio do projeto Bike PE, primeiro sistema intermunicipal de compartilhamento de bicicletas do Brasil. Os aspectos que motivaram a escolha do tema estão diretamente relacionados à carência de estudos no que se refere à extensão da identidade em novas configurações de consumo. Assim, os constructos tomados como base teórica desta dissertação foram o self, as Eras de Acesso e Digital e o Consumo Colaborativo. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa básica, sendo utilizadas na coleta de dados a observação estruturada, direta e natural e a entrevista individual não-estruturada. As observações foram efetivadas em nove estações onde ficam as bicicletas e as entrevistas foram realizadas com 24 usuários do Bike PE. Os dados coletados foram analisados de acordo com Análise Semântica- Pragmática da Conversação. Os resultados mostraram que a extensão do Eu na prática de compartilhamento de bicicletas se dá por meio do significado do uso ao bem acessado. Este uso por meio da experiência do pedalar reforça e traz a tona a ideia de cidadania, além de propiciar o sentimento de pertencimento e conectividade, auxiliando também na construção do self ao agir como instrumento de mudança ideológica, social, econômica, cultural e sustentável para os indivíduos. A ideia da posse, entretanto, não está descartada. Os usuários analisados desejam ou até mesmo possuem uma bicicleta, levando a compreensão de que acesso e propriedade podem ser consumidos concomitantemente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17162
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA.pdf2,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons