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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17111
Título: O papel do Senai na empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos: um estudo sobre a visão dos diretores das escolas de Pernambuco
Autor(es): Pimentel, Renata Maia
Palavras-chave: Educação; Formação Profissional; Empregabilidade; Education; Training; Employment
Data do documento: 18-Fev-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: As transformações ocorridas no mundo do trabalho, originadas principalmente da revolução industrial-tecnológica, promoveram profundas modificações na organização do processo produtivo no contexto da globalização e, conseqüentemente, grandes mudanças no modo de se preparar para o mercado de trabalho. Observa-se, por isso, um crescimento dos desafios que testam a capacidade do profissional exigindo um maior preparo, uma vez que este novo padrão exige-lhe qualidade, flexibilidade e maior produtividade, para se manter empregável. Este trabalho de pesquisa buscou estudar o conceito de empregabilidade e investigar como a educação profissional pode ser um elemento fundamental no aumento da capacidade empregabilidade. Com esta finalidade, realizou-se um estudo sobre o SENAI-PE, com base em entrevistas com os diretores das unidades de Areias, Santo Amaro, Cabo, Paulista, Água fria, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Araripina, Petrolina, e nos resultados das pesquisas de qualidade, SAPES e PRO SIGA elaborado pela própria instituição junto aos alunos dos cursos e ás empresas que recebem estes alunos. O estudo realizado buscou compreender a percepção dos diretores acerca do conceito de empregabilidade, sobre como o SENAI pode promover o aumento de capacidade bem como sobre as suas limitações; analisou-se, sobretudo, como o conceito de empregabilidade é incorporado aos discursos dos sujeitos da pesquisa. Observou-se de parte dos gestores a confirmação da exigência de profissionais mais criativos, ágeis, preparados/capacitados e flexíveis para a demanda do mercado, enquanto entre os discentes, é transparente o discurso que serve como elemento potencializador da empregabilidade, permitindo inferir que a identidade que estes jovens trabalhadores estão construindo reafirma a idéia do consumo dos diplomas/certificação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17111
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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