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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17111
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Título: | O papel do Senai na empregabilidade dos egressos dos cursos técnicos: um estudo sobre a visão dos diretores das escolas de Pernambuco |
Autor(es): | Pimentel, Renata Maia |
Palavras-chave: | Educação; Formação Profissional; Empregabilidade; Education; Training; Employment |
Data do documento: | 18-Fev-2011 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | As transformações ocorridas no mundo do trabalho, originadas principalmente da revolução industrial-tecnológica, promoveram profundas modificações na organização do processo produtivo no contexto da globalização e, conseqüentemente, grandes mudanças no modo de se preparar para o mercado de trabalho. Observa-se, por isso, um crescimento dos desafios que testam a capacidade do profissional exigindo um maior preparo, uma vez que este novo padrão exige-lhe qualidade, flexibilidade e maior produtividade, para se manter empregável. Este trabalho de pesquisa buscou estudar o conceito de empregabilidade e investigar como a educação profissional pode ser um elemento fundamental no aumento da capacidade empregabilidade. Com esta finalidade, realizou-se um estudo sobre o SENAI-PE, com base em entrevistas com os diretores das unidades de Areias, Santo Amaro, Cabo, Paulista, Água fria, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Araripina, Petrolina, e nos resultados das pesquisas de qualidade, SAPES e PRO SIGA elaborado pela própria instituição junto aos alunos dos cursos e ás empresas que recebem estes alunos. O estudo realizado buscou compreender a percepção dos diretores acerca do conceito de empregabilidade, sobre como o SENAI pode promover o aumento de capacidade bem como sobre as suas limitações; analisou-se, sobretudo, como o conceito de empregabilidade é incorporado aos discursos dos sujeitos da pesquisa. Observou-se de parte dos gestores a confirmação da exigência de profissionais mais criativos, ágeis, preparados/capacitados e flexíveis para a demanda do mercado, enquanto entre os discentes, é transparente o discurso que serve como elemento potencializador da empregabilidade, permitindo inferir que a identidade que estes jovens trabalhadores estão construindo reafirma a idéia do consumo dos diplomas/certificação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17111 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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