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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17024
Título: Moda: imposição do gosto - Uma visão da moda (re)produzida em Pernambuco
Autor(es): LIMA, Francisca G. Aragão da Cunha
Palavras-chave: Moda; Gosto; Agentes da moda; Pierre Bourdieu; Moda pernambucana
Data do documento: Jun-1987
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O estudo feito sobre a moda em Pernambuco teve como objetivo principal verificar as estratégias de formulação do gosto usadas pelos agentes da moda no contexto estadual, apoiando-se teoricamente na linha de pensamento desenvolvida por Pierre Bourdieu. Os dados que serviram de base ao estudo foram coletados através de entrevistas abertas, com roteiros parcialmente estruturados. Entrevistaram-se os atores comprometidos com a "criação" da "moda pernambucana", prestando-se particular atenção ao processo usado (por cada agente do gosto) na formulação da moda local. Verificou-se, a partir dos dados recolhidos, uma subordinação da moda produzida em Pernambuco aos tradicionais centros lançadores de estido de vestuário, quer situados no Centro-Sul do Brasil, quer nos principais pólos de referencia da moda européia, caracterizando-se, assim, não uma produção, propriamente falando, mas uma (re)produção da moda. Observou-se, ainda, uma tendência para a valorização da estética concebida fora do Estado e do pais - onde se localiza o monopólio da imposição do gosto - o que abre espaço para o aprofundamento da dominação cultural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17024
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

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