Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1698
Título: Metodologia baseada em métricas de teste para indicação de testes a serem melhorados
Autor(es): BANDEIRA, Liane Ribeiro Pinto
Palavras-chave: Métricas de Teste e Melhoria de Qualidade; Teste de Software
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ribeiro Pinto Bandeira, Liane; Romero de Lemos Meira, Silvio. Metodologia baseada em métricas de teste para indicação de testes a serem melhorados. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Tendo em vista a grande atenção e aceitação que vem sendo dadas a Métricas de Software, pelo mercado e a academia, como uma boa forma de melhorar os processos de desenvolvimento de software e observando que a realização de testes tem sido considerada vital para o desenvolvimento de software com qualidade, buscou-se avaliar como métricas de software poderiam contribuir para melhoria dos testes realizados nas organizações de software. Muitas organizações têm investido pesado no processo de testes visando à prevenção e detecção eficiente de defeitos. Durante os ciclos de desenvolvimento e manutenção de software, testes são realizados com o objetivo de garantir que o mínimo de defeitos está sendo entregue com o produto. Para atingir esse objetivo e diante das limitações de tempo e recursos para conduzir testes de software, faz-se necessário que os casos de teste construídos sejam tão completos quanto possíveis e sejam eficazes em encontrar defeitos. No entanto, arquitetos de teste têm comumente criado e mantido casos de teste, principalmente testes de integração de funcionalidades e testes sistêmicos, sem nenhum método formal que avalie a qualidade do que está sendo produzido e se o resultado obtido está sendo satisfatório. Este trabalho estabelece uma metodologia para apoiar a manutenção de casos de testes, a partir de um conjunto de métricas de teste, possibilitando definir um escopo de casos de teste indicados a melhoria, de tal forma que esses testes possam agregar maior valor ao produto desenvolvido pela organização
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1698
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lrpb.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.