Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16940
Title: A Educação Física como disciplina escolar - Que história é essa?: a construção do componente curricular Educação Física no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco no período entre 1971 e 2001
Authors: RODRIGUES, Júlio Ricardo de Barros
Keywords: Educação física; Educação física – estudo e ensino; Disciplina escolar; Colégio de Aplicação
Issue Date: 16-Apr-2009
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar de que maneira a Educação Física se consolidou como disciplina escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp- UFPE), no período entre 1971 e 2001. Esse trabalho levou em conta a gênese e inserção curriculares, e a constituição identitária da disciplina que teve, ao longo desse período duas concepções (legais) que a caracterizaram: “matéria de ensino” (1971) e “componente curricular” (1996/2001). Para discussão e sistematização dos processos fomentadores da passagem da primeira concepção para a segunda, utilizamos a análise de discurso, procedendo especificamente da confrontação entre os discursos presentes nos documentos legais e os documentos oficiais (produzidos pelo CAp-UFPE no decorrer do período). Dessa confrontação identificamos a existência de dois outros discursos no interior do Colégio: o discurso institucional e o discurso disciplinar. Esses discursos que, em princípio convergiam, com o tempo tiveram na divergência o principal vetor de manifestação e disputa por um poder que fez com que o processo de consolidação disciplinar da Educação Física não se efetivasse e a mantivesse na esfera estrutural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16940
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Professor Julio em PDF.pdf9.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons