Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1692
Título: ToolDAy A Tool for domain analysis
Autor(es): Lisboa, Liana Barachisio
Palavras-chave: Tool; Domain Analysis; Software Reuse
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barachisio Lisboa, Liana; Romero de Lemos Meira, Silvio. ToolDAy A Tool for domain analysis. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A reutilização de software - o processo de criar sistemas através de artefatos existentes, ao invés de desenvolvê-los do zero - é um aspecto chave para melhorias em qualidade e produtividade no desenvolvimento de software. Contudo, os ganhos da reutilização são mais efetivos quando o reuso é planejado e gerenciado de forma sistemática no contexto de um domínio específico, onde famílias de aplicações compartilham algumas funcionalidades. Neste contexto, uma das formas de se obter um processo de reuso mais sistemático é através do processo de análise de domínio - o processo de identificação de características comuns e variáveis de sistemas em um domínio específico. Este processo é composto por diversas atividades, como definição do escopo, modelagem e documentação do domínio, identificação das restrições, entre outros; e o seu sucesso é muito dependente de quão bem o mesmo é executado. Desta forma, torna-se essencial ter uma ferramenta de suporte para auxiliar a sua execução. Atualmente, existem diversas ferramentas que provêem suporte a análise de domínio, todavia, as mesmas apresentam limitações, como não prover suporte ao processo completo. Assim, este trabalho apresenta os requisitos, a arquitetura e a implementação de uma ferramenta que provê suporte a análise de domínio e que foi focada em resolver as limitações identificadas nas ferramentas existentes. Além disso, esta dissertação descreve o processo e os resultados encontrados nas diversas avaliações que foram executadas em diferentes ambientes com a ferramenta proposta
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1692
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbl.pdf3,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.