Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16836
Título: Algoritmo de estimação fasorial para relés numéricos baseado no método generalizado de cancelamento por sinais atrasados
Autor(es): DIAS FILHO, Roberto Feliciano
Palavras-chave: Engenharia Elétrica; Estimação fasorial; GDSC; Proteção de sistemas elétricos; Relé numérico de distância; SCDR.
Data do documento: 31-Ago-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Neste trabalho, é apresentada uma proposta de algoritmo de estimação fasorial adaptável em frequência (PE-A-GDSC) baseado no método generalizado de cancelamento por sinais atrasados (GDSC). Derivado deste método inédito de estimação fasorial, propõe-se, também, um algoritmo de estimação de impedância, inspirado no relé de distância baseado em componentes simétricas (SCDR), mas modificado, na pesquisa realizada, para adequar-se à formulação vetorial do PE-A-GDSC, o que originou o SCDR-GDSC. A integração do PE-A-GDSC ao SDCR-GDSC constitui uma proposta de modelo computacional de um relé numérico de distância simplificado baseado em GDSC, o SNDR-GDSC. Este relé simplificado baseado no GDSC foi submetido a uma exaustiva análise comparativa de desempenho, via simulação computacional, com um relé de distância simplificado baseado em estimação fasorial por DFT de um ciclo. Posteriormente, o SNDR-GDSC foi embarcado em um microcontrolador para viabilizar a etapa de validação experimental da pesquisa. A fundamentação teórica, modelagens matemática e computacional, projeto, análise de resultados e implementação em hardware do SNDR-GDSC são abordados ao longo dos capítulos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16836
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Roberto Feliciano Dias Filho .pdf9,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons