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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16749
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Título: | Desenvolvimento de e-competências para o ensino na EAD e a influência das condições institucionais: um estudo em uma IES federal |
Autor(es): | CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo |
Palavras-chave: | Educação a distância; Ensino superior; Ensino a distância; Educação baseada na competência |
Data do documento: | 7-Jul-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs), tem impulsionado o uso da educação a distância (EAD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmico sólido, experiência profissional e competência pedagógica. O desenvolvimento de tais competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, a questão que se coloca entre o problema e o campo de investigação é como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores do ensino superior, que propiciem a integração das tecnologias de informação e comunicação ao processo ensino-aprendizagem na educação a distância, é influenciado pelas condições institucionais das instituições de ensino superior? Para responder à pergunta proposta foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico, pois, procurou-se as perspectivas das pessoas envolvidas em relação a influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas docentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental (Plano de Desenvolvimento Institucional 2009-2014; Plano de Capacitação da Secretaria de Gestão de Pessoas para os anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014; Plano Institucional de Formação Docente 2009-2013 e 2014-2017; e, informações no site institucional) e material bibliográfico, inclusive com a realização de uma revisão sistemática da literatura internacional. Onze professores vinculados a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e com atuação na EAD participaram das entrevistas semiestruturadas. As entrevistas e os documentos foram examinados pela análise de conteúdo com auxílio de software específico para pesquisa qualitativa, o do Atlas.Ti. Ao serem analisadas as condições institucionais para o desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores, constatou-se que apesar de apresentar condições aquém do padrão mínimo de qualidade nas dimensões econômica, organizacional e muito aquém nas dimensões sociocultural e pedagógica, a UNIVASF tem investido na educação a distância e oferecendo uma significativa contribuição para formação inicial e continuada, principalmente em parceria com o Sistema UAB. No entanto, faz-se necessário que a UNIVASF fortalecer a EAD institucionalmente, seja através da expansão de seu quadro de pessoal, na alocação de pessoal técnico-administrativo junto às Coordenações dos cursos, seja reconhecendo a carga horária do docente que atua nesta modalidade ou, ainda, favorecendo o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16749 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Administração |
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