Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1665
Título: A software architecture process for SOA-based enterprise applications
Autor(es): Dias Junior, José Jorge Lima
Palavras-chave: SOA; Software architecture; Architecture process
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: jorge Lima dias Junior, José; Romero de Lemos Meira, Silvio. A software architecture process for SOA-based enterprise applications. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: O crescimento do tamanho, complexidade e demanda por qualidade dos sistemas de software são alguns dos motivos que tem aumentado o interesse na área de arquitetura de software. Consequentemente, processos de arquitetura de software surgiram a fim de auxiliar os arquitetos na construção dessas arquiteturas. Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) surgiu como um tipo de arquitetura de software para construir sistemas através da composição de serviços. Assim como o paradigma de orientação a objetos, o paradigma de orientação a serviços tem trazido uma abordagem de projeto distinta que introduz princípios que governam o posicionamento e o projeto dos componentes arquiteturais. Além disso, SOA é um paradigma para organização e utilização de capacidades distribuídas que podem estar sob o controle de diferentes domínios. No contexto empresarial, SOA permite que organizações, que tenham uma infra-estrutura de aplicações fragmentadas sob a administração de diferentes áreas de negócio, possam integrar estas aplicações no nível de serviço. Por um lado, os processos de arquitetura tradicionais não abrangem estes aspectos de SOA. Por outro lado, as abordagens de SOA disponíveis não satisfazem todos os fundamentos da arquitetura de software. Neste sentido, esta dissertação propõe um processo sistemático de arquitetura de software baseado em SOA que compreende os principais fundamentos da arquitetura de software e características inerentes a SOA a fim de guiar os arquitetos na construção de uma descrição arquitetural para SOA. Adicionalmente, um estudo experimental foi definido, planejado, executado e analisado a fim de avaliar o processo proposto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1665
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jjld.pdf2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.