Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16647
Title: Blocos intertravados coloridos para pavimentação com incorporação de resíduos de cerâmica vermelha em prol da redução de pigmentos.
Authors: ALCANTARA, Paloma Santos Xavier de
Keywords: Blocos intertravados; Concreto seco; Paver; Pigmento; Resíduo de cerâmica vermelha; Concrete interlocking blocks; Dry concrete; Paver; Pigment; Red ceramic waste
Issue Date: 28-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Peças de concreto intertravadas para pavimentação (pavers) coloridas com pigmento de óxido de ferro (vermelho) são utilizadas em projetos de urbanização. Entretanto, esse tipo de pigmento, além de encarecer de 20 a 30% o valor das peças, prejudica as propriedades dos concretos secos moldados sob vibrocompressão. Diante disso, propõe-se incorporar resíduo de cerâmica vermelha (RCV) como matiz colorimétrica em prol da redução de pigmento em pavers coloridos, tendo em vista também a possibilidade de melhoria de suas propriedades por efeitos filler e pozolânico. A fim de investigar o efeito do pigmento e do RCV no compósito estudado, as formulações foram: (a) traço padrão pelo método de dosagem da ABCP para blocos e pavers; (b) adição de pigmento ao traço padrão (2% e 4%); (c) substituição da areia média pelo RCV no traço padrão (50%, 75% e 100%); (d) adição de RCV ao traço padrão (20%, 30%, 40% e 50%); (e) adição de pigmento (2%) e RCV concomitantemente ao traço padrão (20%, 30%, 40%, 50%, 100% e 150%). Para todos os traços (exceto aqueles das formulações de substituição), foi feita a correção do consumo de cimento em relação ao traço padrão. Resistência à compressão, absorção de água e resistência à abrasão foram avaliadas de acordo com a norma NBR 9781:2013; além disso, foi realizada uma avaliação das cores dos compósitos desenvolvidos por inspeção visual. Pastas de cimento vibroprensadas com baixa relação água-cimento (padrão, 3% pigmento, 15% RCV e 3% pigmento – 15% RCV) também foram moldadas para avaliações de cunho microestrutural, cristalográfico e de análise térmica das reações de hidratação dos sistemas. O traço padrão foi 1:2,29:1,76:0,95 (cimento:areia média:areia muita grossa:pedrisco) com relação água-materiais secos 0,80. De uma maneira geral, adições de apenas pigmento (2% e 4%) reduziram em até 73% a resistência à compressão do paver padrão cinza (sem adições). Redução nos produtos de hidratação (CH e C-S-H) foram observadas. As substituições de areia média pelo RCV também foram prejudiciais a esse sistema. Já as adições de apenas RCV, bem como as de RCV concomitantemente com pigmento foram positivas em ganhos ou manutenção de propriedades (resistência à compressão, absorção de água, resistência à abrasão e cor) em relação ao paver padrão colorido (4% de pigmento), destacando-se a formulação 2% de pigmento e 50% de RCV. Assim, a adição de RCV é uma possibilidade técnica promissora, sustentável e economicamente viável na fabricação de pavers avermelhados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16647
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-FINAL-ALCANTARA-(2015).pdf5.32 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons