Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16638

Share on

Title: Nação, escrita e América Latina: Manoel Bomfim
Authors: MEDEIROS, Jerferson Joyly dos Santos
Keywords: Brasil - História; Bomfim, Manoel 1868-1932; América Latina; Historiogeografia; Escrita
Issue Date: 26-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi resultado de uma pesquisa sobre o pensamento histórico no âmbito cultural, na obra América Latina- Males de origem de Manoel Bomfim. Esta obra trouxe como inovação a quebra do estereótipo sobre as relações da sociedade no final do século XIX e início do XX. Relacionado à linha de pesquisa: Relações de Poder, Sociedade e Ambiente, objetivamos contribuir para o estudo mais aprofundado sobre a historiografia da transição imperial-republicana e de que maneira Bomfim foi um agente impulsionador para se repensar o contexto. Intitulado: “Nação, escrita e América Latina: Manoel Bomfim” tem-se como objetivo principal compreender, por meio dos elementos presentes na obra América Latina como a escrita de Bomfim serviu de divisor de uma historiografia dominante. Nossa metodologia é pautada nos conceitos de Representação de Roger Chatier e de Quebra de paradigma de Thomas Kuhn e nosso método de procedimento vai ao encontro do método indiciário de Carlos Ginzburg. No Brasil temos uma grande discussão sobre o fazer historiográfico, onde se julga a inexistência do preconceito científico/histórico; nosso estudo tentará abordar como essa discussão se encontra entre o fim do século XIX e início do XX.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16638
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Jerferson J. dos Santos Medeiros.pdf984,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons