Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16627
Título: Avaliação do potencial de acumulação de 210Pb pela Tillandsia recurvata L. para fins de biomonitoração da qualidade do ar.
Autor(es): ALMEIDA, Amanda Correia de
Palavras-chave: Biomonitoração; Radionuclídeo; Potencial de acumulação de 210Pb; Biomonitoring; Radionuclide; Accumulation Potential of 210Pb.
Data do documento: 31-Ago-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A biomonitoração do ar pode utilizar organismos que têm estreita relação ecofisiológica com a atmosfera e alto grau de acumulação de elementos estáveis e/ou instáveis. Dentro deste tema, as plantas epífitas têm sido amplamente utilizadas como biomonitores, sendo consideradas ferramentas eficientes na avaliação de deposição atmosférica. Contudo, não se tem estudos que evidenciem a eficiência de acumulação de 210Pb na espécie T. recurvata L. Com base nisto, o presente trabalho avaliou a aplicabilidade da Tilandsia recurvata L. para determinação do 210Pb, investigando o potencial de acumulação deste biomonitor em condições laboratoriais e quando exposto em uma região com níveis de radioatividade natural significativos, como é o caso da região de Paulista e Igarassu. Estes municípios estão inseridos na região urano-fosfática do Nordeste brasileiro. As espécies de T. recurvata L. foram coletadas, tratadas e acondicionadas em bolsas de náilon e separadas, posteriormente, para a realização dos dois experimentos. O experimento em laboratório consistiu na avaliação do potencial de acumulação de 210Pb pela T. recurvata L., onde os biomonitores foram acondicionados em recipientes com cúpula transparente e levados à casa de vegetação, e sob condições naturais foram submetidos a níveis controlados de exposição ao radionuclídeo em questão. O outro experimento baseou-se na instalação das espécies em pontos selecionados para monitoração em campo, nos municípios de Paulista e Igarassu. Após o término de exposição, as amostras foram secas em estufa, maceradas, dissolvidas e levadas às análises radioquímicas para determinação de 210Pb. A concentração de atividade de 210Pb para cada amostra foi medida em um detector proporcional de fluxo gasoso. Os resultados obtidos com este trabalho confirmam a importância da espécie Tillandsia recurvata L. como ferramenta para o estudo da biomonitoração do 210Pb, por apresentar respostas mensuráveis, configurando-se a eficácia dessa espécie como bioparâmetro de análise para o diagnóstico de 210Pb atmosférico, além de ser o primeiro resultado de biomonitoração ativa da dispersão de 210Pb, em condições laboratoriais e nas regiões de monitoração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16627
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEFESA final.pdf1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons