Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1645
Title: Neocoronelismo, aspersor e voto: estudo de caso sobre a herança do coronelismo e o poder local da família Coelho em Petrolina - PE(1990-2000)
Authors: SANTOS, Ruyter Antonio Bezerra Dos
Keywords: Voto; Aspesor; Neocoronelismo
Issue Date: 2002
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Antonio Bezerra Dos Santos, Ruyter; Luciano Góis de Oliveira, José. Neocoronelismo, aspersor e voto: estudo de caso sobre a herança do coronelismo e o poder local da família Coelho em Petrolina - PE(1990-2000). 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Abstract: O estudo analisa as formas como o neocoronelismo se manifesta através da herança política dos antigos Coronéis na cidade de Petrolina-Pernambuco. Herança esta que tem por finalidade a continuação de uma só família no poder local. Analisa-se o perfil deste poder que domina há quase meio século o município e parte da região do médio São Francisco, assim como o seu caráter clientelístico e sua formação histórica e política. Fica evidenciada, nos estudos, a propriedade dos serviços públicos pelo poder político local, a exemplo da utilização da CODEVASF como instrumento particular. Em face à retórica empreendedorista usada pela família Coelho, a oposição fica sem discurso. A configuração política desta família representa, ainda hoje, uma dupla dimensão: sustenta as elites políticas, através do clientelismo e fragiliza o processo da tomada de decisão pela via de interesses mútuos, expressando uma cultura política historicamente excludente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1645
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4945_1.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.