Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16362
Título: BPM e interoperabilidade entre sistemas: apoiando a coleta de dados dos serviços de telessaúde
Autor(es): SILVA, Danilo Farias Soares da
Palavras-chave: Telessaúde; Interoperabilidade; Gestão de Processos de Negócio; Process Management; Telehealth; Business
Data do documento: 31-Ago-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuoco
Resumo: A utilização da tecnologia da informação (TI) na prática da atenção à saúde é uma tendência no Brasil e no mundo. Neste contexto, o campo de conhecimento informática em saúde tem sido aplicado ao desenvolvimento científico que utiliza a informática para melhor oferecer serviços à saúde, resolvendo problemas e auxiliando na tomada de decisão. Diante dessa abordagem, temos o uso dos modernos recursos da TI para realização de atividades a distância relacionadas à prática de saúde em seus diversos níveis, resultando assim em atividades denominadas de telessaúde. Ciente dos benefícios trazidos pela informática em saúde, o governo federal propõe políticas de utilização da TI no auxílio à promoção e gestão da saúde. Neste cenário, o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE) oferece serviços de telessaúde para a população, através de sistemas de informação que auxiliam a assistência e diagnóstico do paciente, bem como a formação contínua do profissional de saúde. Como medida de monitoramento e avaliação desses serviços de telessaúde, o Ministério da Saúde (MS) instituiu medidas de controle e monitoramento através de indicadores de desempenho, os quais são coletados dos núcleos e enviados ao MS. Com o objetivo de obter uma visão detalhada dos serviços de telessaúde ofertados e com isso, analisar a troca de informação entre sistemas e departamentos que executam cada serviço, nessa pesquisa foi realizado um detalhamento sintático e semântico dos dados a serem trocados entre os sistemas do NUTES-UFPE, garantindo a interoperabilidade entre eles para efetuar a coleta dos indicadores de cada serviço de telessaúde. Desta forma, como estratégia de pesquisa, foi realizado um estudo de caso tomando como premissa a utilização da abordagem da Gestão de Processos de Negócio (do inglês, Business Process Management- BPM) para mapear os processos de negócio do NUTES-UFPE. A presente pesquisa descreve a aplicação desse estudo de caso que teve como resultado a viabilização da interoperabilidade entre os sistemas e melhorias na troca de informação, coleta e envio dos indicadores de monitoramento e avaliação dos serviços de telessaúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16362
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_DFSS.pdf4,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons