Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16329
Título: Affinity: um sistema baseado em contexto e afinidade para a recomendação de pessoas em ambientes EaD
Autor(es): MORAES, Ernandes Soares
Palavras-chave: Computação Afetiva; Sistema de Recomendação; Afinidade de Personalidade/Temperamento; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Affective Computing; Recommendation System; Personality/Temperament Affinity; Virtual Learning Environment
Data do documento: 24-Jul-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A modalidade de ensino a distância (EaD) se expande cada vez mais no Brasil, incentivada pela evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Apesar da disseminação da EaD, essa modalidade de ensino ainda apresenta altas taxas de evasão. Esse fato ocorre, na maioria das vezes, pelos seguintes motivos: sentimento de isolamento enfrentado pelos discentes, uma vez que a presença física e social do aluno em ambientes educacionais virtuais é mínima; dificuldade em colaborar com os pares e falta de adaptação às metodologias utilizadas na EaD. Diversos trabalhos desenvolvidos na área da computação afetiva indicam que aspectos psicológicos humanos como personalidade, afetividade e emoção, quando empregados em ambientes virtuais de aprendizagem, influenciam na interação e aumentam a colaboração entre os alunos. Com base na literatura e nas entrevistas efetuadas com professores e alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), este trabalho apresenta a análise e o desenvolvimento de um sistema para a recomendação de pessoas (monitores e tutores), observando o contexto e os fatores da personalidade/temperamento dos alunos, a fim de melhorar o processo de colaboração na EaD. Os experimentos realizados com alunos dos cursos técnicos em meio ambiente, pesca e segurança do trabalho do IFPB, comprovaram que o software desenvolvido neste trabalho foi eficiente quando as recomendações foram geradas com base na afinidade da personalidade/temperamento entre os alunos. Dessa forma, os resultados gerados pelas recomendações foram bem avaliados pelos participantes desta pesquisa e revelaram que o índice de satisfação e a colaboração no ambiente virtual de ensino melhoraram com o uso do Affinity.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16329
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final Ernandes.pdf2,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons