Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1627
Título: Uma metodologia para implantação de melhoria de processo de software em grupos de empresas
Autor(es): AGUIAR, Heron Vieira
Palavras-chave: Melhoria de Processo de Software (MPS); Metodologia para MPS em Grupos de Empresas; PRO2PI; MPS.BR
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: vieira Aguiar, Heron; Romero de Lemos Meira, Silvio. Uma metodologia para implantação de melhoria de processo de software em grupos de empresas. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A indústria de software brasileira tem buscado cada vez mais se especializar e aumentar sua capacidade competitiva para sobreviver no mercado globalizado. Formada por aproximadamente 7800 empresas de software e serviços relacionados, segundo pesquisa publicada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em abril de 2007, a indústria de software brasileira movimentou 9,09 bilhões de dólares no ano de 2006, representando 0,97% do PIB brasileiro naquele ano. Com crescimento anual de mais de 20% nos três anos anteriores ao da pesquisa da ABES e ocupando o 13° lugar no ranking mundial do mercado software e serviços, as principais dificuldades da indústria de software brasileira estão relacionadas ao pequeno porte das empresas e ao baixo nível de capacidade dos seus processos. Considerando este contexto, foi desenvolvida neste trabalho uma metodologia para implantar programas de Melhoria de Processo de Software (MPS) em grupos de empresas desenvolvedoras de software. Esta metodologia foi criada com base na abordagem para melhoria de processo PRO2PI e busca tratar problemas comuns em iniciativas de MPS e de trabalho com grupos de empresas. A validação e avaliação da metodologia proposta ocorreu em dois grupos de empresas que almejavam o nível G de maturidade no modelo de qualidade de software MPS.BR. Os resultados obtidos com estes estudos de caso indicaram que a abordagem é viável e pode ser utilizada como referência para realizar trabalhos desta natureza, uma vez que foi superada significativamente a média histórica de menos de dez por cento de sucesso em iniciativas de MPS em grupos de empresa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1627
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HVA.pdf4,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.