Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16122
Título: Revisão taxonômica e análise filogenética do subgênero Malagoniella (Malagoniella) Martínez, 1961 (Coleoptera: Scarabeidae: Scarabeinae)
Autor(es): COSTA, Fábio Correia
Palavras-chave: Análise filogenética; Neotrópico; Rola-bosta; Scarabaeiodea; Taxonomia alfa; Alpha Taxonomic; Cladistics analyze; dung beetles; Neotropics
Data do documento: 19-Fev-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo revisar o subgênero Malagoniella e buscar uma hipótese da monofilia do grupo, assim como do relacionamento filogenético entre suas espécies. O primeiro capítulo aborda a análise filogenética do subgênero, para a qual foi utilizado o programa TNT, versão 1.1. Dichotomius bicuspis foi o grupo externo terminal utilizado para o enraizamento das análises. Para a árvore gerada (min. length = 0) foram calculados os valores de índice de consistência (IC) e índice de retenção (IR), e, para verificar o apoio dos clados, uma análise de “Bremer”, e “Bootstrap” como indicador de conflito entre os caracteres foram realizados. O subgênero Malagoniella foi considerado monofilético, sustentado por duas sinapomorfias e consta, a partir dos resultados alcançados, de 11 espécies e subespécies. O segundo capítulo inclui a revisão do subgênero, incluindo as redescrições em Malagoniella (Malagoniella) e novo status taxonômico para este, assim, como para as espécies/subespécies. Além de dados de distribuição geográfica e descrição de um novo táxon, que até o momento, é endêmico para o território brasileiro. Ainda, foram incluídas chave de identificação e a designação de neótipo e novo status taxonômico para as subespécies de M. astyanax.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16122
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Fabio Correia Costa.pdf5,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons