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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15958
Título: Em direção a um ambiente de desenvolvimento de software orientado por comportamento
Autor(es): BARBOSA NETO, Alvaro Magnum
Palavras-chave: Plugin;BDD;Mantis;Testes;Software;Projeto;Desenvolvimento;GQM;Análise;Medição;Adoção do BDD;Acompanhamento de Testes;Escrita de Testes
Data do documento: 22-Mai-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Criado por Dan North, o BDD (Behavior Driven Development) é uma técnica de desenvolvimento ágil de software baseada no TDD (Test Driven Development) e que foca no teste de software orientado por comportamentos, isto é, concentra-se nas razões pelo qual o software é criado e nos requisitos de comportamento do negócio. A utilização da técnica traz uma série de benefícios para projetos de desenvolvimento de software, contudo, ela não tem uma aceitação tão grande no mercado e é, muitas vezes, preterida em relação ao TDD. Esse trabalho faz uma análise dessa situação e também propõe um ambiente que visa facilitar a adoção do BDD através da análise dos seguintes questionamentos: quais características devem fazer parte de uma ferramenta para que ela facilite e dinamize a utilização do BDD no contexto de um projeto de desenvolvimento de software? Como permitir o uso da mesma por um cliente leigo em testes, e, ao mesmo tempo, agregar valor para o gerente do projeto, os testadores e os desenvolvedores de software? Como o cliente poderia acompanhar em tempo real se o que ele espera obter está, de fato, sendo construído? Como medir o impacto da ferramenta? Através de análises e resultados obtidos em mais de 12 anos de experiência profissional no setor de tecnologia de instituições públicas e privadas, além de pesquisas na literatura, entrevistas com profissionais de TI e avaliações de ferramentas BDD no mercado, foi concebido um plugin: o BDD Plugin for Mantis (BDDPM), uma ferramenta cujo objetivo é facilitar a adoção do BDD em projetos de desenvolvimento de software. Para avaliar o plugin quanto ao cumprimento dos objetivos, foi utilizada uma técnica denominada GQM (Goal/Question/Metric), que permite, através de objetivos bem estabelecidos, planejar e mensurar métricas de avaliação. O BDDPM foi avaliado com sucesso dentro de um ambiente de produção real, uma autarquia do Governo do Estado da Paraíba: a Paraíba Previdência. Este trabalho descreve, em detalhes, todo o ciclo de vida do projeto, desde sua concepção, passando por sua criação, tecnologias utilizadas, recursos incluídos, etc.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15958
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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