Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15899
Title: ONTOER+: uma ontologia para descrição de recursos educacionais fragmentados
Authors: NOGUEIRA, Ubirajara Santos
Keywords: Objeto de Aprendizagem;Recurso Educacional Aberto;Metadados;Granularidade;DocBook;Methontology;Learning object;Open Educational Resource;Metadata;Granularity
Issue Date: 29-May-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A facilidade de acesso e comunica#!o proporcionada pela Internet contribuiu para o surgimento de novas solu#'es, como as baseadas em Objetos de Aprendizagem, com o intuito de facilitar ainda mais o compartilhamento de conte*dos educacionais dispon(veis na Web. Os Recursos Educacionais Abertos +REA/ s!o objetos de aprendizagem disponibilizados por meio de licen#as de copyright, para qualquer usu%rio usar livremente, sendo *teis para o aprendizado de alunos dos ensinos a dist3ncia e presencial. Em geral, os REA quase sempre s!o encontrados em formatos que n!o permitem ao usu%rio utilizar apenas as partes desejadas. Por&m, disponibilizar as partes que comp'em o REA & de fundamental import3ncia para facilitar o seu re*so. Tomando como exemplo uma publica#!o do tipo artigo, este seria disponibilizado separando suas se#'es, par%grafos, figuras e tabelas. Neste contexto, este trabalho descreve o desenvolvimento de uma ontologia para o dom(nio de REA, a qual permite n!o apenas a representa#!o do REA como um todo, mas tamb&m a representa#!o de partes do conte*do dos recursos. Para facilitar o entendimento do uso de REA pelos usu%rios podem ser usadas ontologias, as quais objetivam melhor organizar o conhecimento comum de dom(nios espec(ficos. A ontologia de dom(nio dos REA aqui descrita, nomeada de ONTOER4, & baseada em metadados e descri#!o de conte*do, o que facilita o entendimento para se obter um n(vel de granularidade menor, uma das caracter(sticas de fragmenta#!o dos REA. Para guiar o processo de desenvolvimento da ontologia, uma metodologia, denominada Methontology, foi adotada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15899
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ONTOER+ Final.pdf7.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons