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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15899
Título: ONTOER+: uma ontologia para descrição de recursos educacionais fragmentados
Autor(es): NOGUEIRA, Ubirajara Santos
Palavras-chave: Objeto de Aprendizagem; Recurso Educacional Aberto; Metadados; Granularidade; DocBook; Methontology; Learning object; Open Educational Resource; Metadata; Granularity
Data do documento: 29-Mai-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A facilidade de acesso e comunica#!o proporcionada pela Internet contribuiu para o surgimento de novas solu#'es, como as baseadas em Objetos de Aprendizagem, com o intuito de facilitar ainda mais o compartilhamento de conte*dos educacionais dispon(veis na Web. Os Recursos Educacionais Abertos +REA/ s!o objetos de aprendizagem disponibilizados por meio de licen#as de copyright, para qualquer usu%rio usar livremente, sendo *teis para o aprendizado de alunos dos ensinos a dist3ncia e presencial. Em geral, os REA quase sempre s!o encontrados em formatos que n!o permitem ao usu%rio utilizar apenas as partes desejadas. Por&m, disponibilizar as partes que comp'em o REA & de fundamental import3ncia para facilitar o seu re*so. Tomando como exemplo uma publica#!o do tipo artigo, este seria disponibilizado separando suas se#'es, par%grafos, figuras e tabelas. Neste contexto, este trabalho descreve o desenvolvimento de uma ontologia para o dom(nio de REA, a qual permite n!o apenas a representa#!o do REA como um todo, mas tamb&m a representa#!o de partes do conte*do dos recursos. Para facilitar o entendimento do uso de REA pelos usu%rios podem ser usadas ontologias, as quais objetivam melhor organizar o conhecimento comum de dom(nios espec(ficos. A ontologia de dom(nio dos REA aqui descrita, nomeada de ONTOER4, & baseada em metadados e descri#!o de conte*do, o que facilita o entendimento para se obter um n(vel de granularidade menor, uma das caracter(sticas de fragmenta#!o dos REA. Para guiar o processo de desenvolvimento da ontologia, uma metodologia, denominada Methontology, foi adotada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15899
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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