Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1586
Título:  Nos alicerces do mundo : o dilema e a dialética na afirmação da identidade negra
Autor(es): Oliveira Duarte, Rebeca
Palavras-chave: afirmação; transformação; reconhecimento; redistribuição, identidade negra
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Oliveira Duarte, Rebeca; Tereza Lemos-Nelson, Ana. Nos alicerces do mundo : o dilema e a dialética na afirmação da identidade negra. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A proposição de remédios contra desigualdades raciais desenvolve, no campo das ciências sociais, uma série de paradoxos e dilemas constituídos na polissemia de termos como raça, identidade, igualdade e diferença, dentre outros correntes no debate contemporâneo sobre emancipação. No Brasil, atualmente, tais dilemas vêm à tona principalmente quando se levanta o tema das políticas de ação afirmativa ao povo negro e seu reconhecimento. Esse estudo pretende contribuir com o debate teórico e político, apresentando o dilema reconhecimento-redistribuição, para verificar que reflexões da teoria política podem ser adequadas ao caso brasileiro de proposição de ações afirmativas e reconhecimento da identidade negra, articulando ao estudo da teoria social produzida por intelectuais do movimento social anti-racista
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1586
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4889_1.pdf961,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.