Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1582
Título: Extração de DNA de ossos humanos, sem pulverização, para uso em identificação forense
Autor(es): Geovânia de Araújo Carvalho, Hérika
Palavras-chave: Extração de DNA;Tecido Ósseo;Identificação Forense
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Geovânia de Araújo Carvalho, Hérika; Cassandra Breitenbach Barroso Coelho, Luana. Extração de DNA de ossos humanos, sem pulverização, para uso em identificação forense. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O uso de tecido ósseo como substrato na obtenção de DNA para estudo de loci STR (Repetições Curtas em Tandem) é bastante útil em ciência forense, especialmente na identificação de restos mortais e de vítimas de desastres em massa. Algumas técnicas de extração de DNA de material ósseo incluem uma incubação prévia do material pulverizado em EDTA (Ácido Etilenodiamino Tetra- Acético) como etapa de descalcificação. Nosso trabalho apresenta um protocolo de obtenção de DNA de ossos bastante eficiente, no qual é feita uma descalcificação da matriz óssea com o auxílio do quelante EDTA, não sendo necessária a pulverização da amostra por moinhos mineralógicos ou criogênicos. Nesse sentido, alíquotas de amostras de osso foram submetidas à extração de DNA pelo método orgânico tradicional com pré-tratamento de descalcificação em EDTA, seguidas por uma amplificação com um sistema multiloci e seqüenciadas através de eletroforese capilar. Os resultados mostraram quantidades de DNA compatíveis com a obtenção de perfis genéticos completos, com amplificação simultânea de 16 regiões (loci) STR. Portanto, foi visto que este novo protocolo de extração de DNA de amostras ósseas é adequado para emprego na identificação humana com finalidades forenses
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1582
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1563_1.pdf958,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.