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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15658

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Maria Cristina Guimarães-
dc.contributor.authorAGUIAR, Niliane Cunha de-
dc.date.accessioned2016-03-03T17:49:46Z-
dc.date.available2016-03-03T17:49:46Z-
dc.date.issued2013-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15658-
dc.description.abstractDiante do rápido e constante crescimento das tecnologias da informação e comunicação, que atinge também as crianças da denominada “Sociedade da informação e do conhecimento”, se tem exigido desse público o que se pode chamar de competência informacional infantil. Assim, este trabalho busca discutir a temática e considera que é possível se afirmar que desta realidade surge à necessidade de investigar o comportamento informacional das crianças na atualidade, para então, promover a competência informacional infantil, através de serviços, sistemas de recuperação e até mesmo linguagens de indexação específicas para este público. Sobretudo, se buscará compreender como o acesso ao grande número de informações disponíveis está impactando o desenvolvimento intelectual das crianças contemporâneas, incluindo a questão da memória. A resposta para esta e outras questões sobre o tema, foi buscada na ciência que possui em seu âmago, a proposta de responder aos problemas informacionais da sociedade: a Ciência da Informação, cuja interdisciplinaridade, permite reunir conceitos das áreas de Educação (aprendizagem), Sociologia (uso social) e Comunicação (linguagem, cognição e semiótica). Admite-se nesta perspectiva, que o objetivo da pesquisa é compreender a visão da Ciência da Informação em relação ao comportamento informacional das crianças frente aos impactos das novas tecnologias, com vistas à promoção da competência informacional infantil. Como percurso metodológico utilizou-se o método dedutivo de natureza aplicada. A abordagem escolhida foi a qualitativa por meio de um estudo exploratório-descritivo e os procedimentos técnicos empregados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados. Os resultados encontrados demonstram que a concepção da criança como usuária de informação no âmbito da competência informacional infantil ainda é incipiente na área de Ciência da Informação, considerando-se analise realizada nos trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – ENANCIB observou-se que ainda não foram desenvolvidas reflexões significativas sobre o tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento informacional infantilpt_BR
dc.subjectCompetência Informacional Infantilpt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subjectCiência da Informação - Criançaspt_BR
dc.titleComportamento e competência informacional infantil: o olhar da Ciência da Informação sobre a geração digitalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxGiven the rapid and steady growth of information technology and communication, which also affects the children of so-called "information society and knowledge", has demanded that the public might be called information literacy of children. Thus, this paper discusses the issue and considers that it is possible to say that this reality comes the need to investigate the information behavior of children today, to then promote information literacy for children, through services, recovery systems and even Indexing languages specific to this audience. Above all, we will try to understand how access to the large amount of information available is impacting the contemporary intellectual development of children, including the question of memory. The answer to this and other questions on the subject, was sought in science that has at its core, the proposal to meet the informational problems of society: Information Science, whose interdisciplinary, brings together concepts from the fields of education (learning) sociology (social use) and communication (language, cognitive and semiotic). Admittedly, in this perspective, the goal of the research is to understand the vision of Information Science in relation to information behavior of children cope with the impacts of new technologies, with a view to promoting information literacy for children. As methodological approach used the deductive method of applied nature. The approach chosen was through a qualitative descriptive exploratory study and the technical procedures used were a literature search and survey data. The results show that the conception of the child as a user of information within the information literacy child is still incipient in the area of Information Science, considering analyzes performed in the work of the National Research in Information Science - ENANCIB observed not yet developed significant reflections on the topic.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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