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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15657

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Título: A aprendizagem de gestores por meio de suas experiências em uma construtora pernambucana de médio porte: um estudo de caso na Viana & Moura Construções S/A
Autor(es): BARBOZA, Annye Elizabeth Mendes
Palavras-chave: Aprendizagem de gestores; Aprendizagem pela experiência; John Dewey; Experiência; Reflexão; Emoções; Managers’ learning; Learning from experience; John Dewey; Experience; Reflection; Emotions
Data do documento: 12-Fev-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A aprendizagem de gestores é um tema de relevância não somente para profissionais e organizações, mas para toda a sociedade. Assim, a lacuna nos estudos referentes a esse tema inspirou a realização desta pesquisa. O objetivo geral deste estudo foi compreender como acontece a aprendizagem de gestores por meio de suas experiências na organização estudada – uma construtora pernambucana de médio porte. Três questões orientaram esta investigação: a) Quais as principais experiências de aprendizagem dos gestores? b) O que os gestores aprendem por meio de suas experiências? c) Como os gestores aprendem por meio de suas experiências? Esta pesquisa foi fundamentada na abordagem construtivista da aprendizagem pela experiência, com base nos conceitos de experiência e reflexão de Dewey. Realizou-se um estudo de caso único, no qual a Viana & Moura Construções S/A foi selecionada mediante critérios. Seis foram os gestores pesquisados e 12 entrevistas semiestruturadas realizadas, além de análise documental e observações. A análise de dados ocorreu em paralelo à coleta e utilizou-se o método comparativo constante e a amostragem teórica advindos da teoria fundamentada. Os resultados indicaram dois eventos como as experiências mais significativas de aprendizagem dos gestores, por meio dos quais concluiu-se que eles aprenderam novas concepções como insumo para decisões e novas formas de conduzir processos. E, concluiu-se que eles aprenderam por meio da vivência de problemas e pelas reflexões, havendo destaque para o papel das emoções nesses processos. Considerou-se que essa investigação possa ter contribuído para a confirmação de conceitos de Dewey, em especial o caráter transacional das experiências e as fases do pensamento reflexivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15657
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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