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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15602
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Título : | A influência das políticas públicas e políticas organizacionais para formação de competências gerenciais no papel do professor-gestor no ensino superior: um estudo em uma IES federal |
Autor : | BARBOSA, Milka Alves Correia |
Palabras clave : | políticas públicas do ensino superior;; políticas organizacionais de formação para gestão; professor-gestor; competências gerenciais; teoria dos papéis sociais; Public Policies for Higher Education; Organizational policies for Training Management; Academic manager (Teacher-manager); Managerial Competencies; Theory of Social Roles |
Fecha de publicación : | 18-ago-2015 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Considerando-se o cenário do ensino superior no Brasil, a tese que se propôs defender foi sistematizada da seguinte forma: existe uma lacuna de políticas públicas e políticas organizacionais de formação de professores para a gestão de instituições de ensino superior (IES) que incide na construção do papel social de professor-gestor, comprometendo a externalização e o reconhecimento de suas competências gerenciais, no desempenho de tal papel social. Esta investigação orientou-se pela seguinte questão de pesquisa: como a lacuna de políticas públicas e organizacionais voltadas à formação professores para gestão IES repercute na construção do papel professor-gestor competências gerenciais dos professores, considerando-se seu desempenho no gestor?. Na busca por respostas à problemática, realizou-se um estudo qualitativo interpretativo básico, tendo a Universidade Federal do Vale do São Francisco como lócus da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental de dados secundários, caracterizando a triangulação metodológica. A Análise de Conteúdo foi adotada para o tratamento dos dados, com o suporte do software Atlas Ti. Tendo em vista as distintas naturezas epistemológicas dos construtos cominados na pergunta de pesquisa, a investigação orientou-se por uma perspectiva multiparadigmático, traduzindo-se em triangulação teórica, atribuindo caráter heterodoxo à tese. O aporte teórico constituiu-se dos seguintes temas: papéis sociais; papéis sociais do professor de ensino superior, com ênfase no papel de professor-gestor (academic manager); competências gerenciais de professores de ensino superior, políticas públicas e políticas organizacionais para a formação dos professores de ensino superior. Os modelos analíticos de Paiva (2007) e Mendonça et al (2012) também deram suporte ao estudo, culminando em uma proposta de integração representada no Framework para análise da formação de competências gerenciais para o papel de professor-gestor em instituições federais de ensino superior (Ifes). Os achados concernentes às cinco questões norteadoras confirmaram a tese defendida e levaram à seguinte conclusão, respondendo à pergunta de pesquisa proposta: a lacuna de políticas públicas e políticas organizacionais para formação de professores de ensino superior para a gestão de Ifes incide na construção e socialização dos sujeitos no papel de professor-gestor, comprometendo o processo de externalização, legitimação e desenvolvimento das competências profissionais de gestão, perenizando assim a atuação não-profissional dos mesmos no desempenho do referido papel. Longe de esgotar as discussões, esse trabalho reafirma o entendimento de que a complexidade e a dinâmica da realidade educacional brasileira vêm demandando a adoção de políticas públicas e organizacionais para formação dos professores de ensino para a gestão de IES pautada no desenvolvimento de competências gerenciais que concorram para o desempenho desses sujeitos no papel de professor-gestor, levando-os a contribuir para alcance de níveis de excelência em ensino, pesquisa e extensão nas Ifes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15602 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Administração |
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