Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1531
Título: ISTAR TOOL Uma proposta de ferramenta para modelagem de I*
Autor(es): Siqueira Santos, Bárbara
Palavras-chave: i*; Tropos; Desenvolvimento Orientado a Agentes; Engenharia de Requisitos
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Siqueira Santos, Bárbara; Freire Brelaz de Castro, Jaelson. ISTAR TOOL Uma proposta de ferramenta para modelagem de I*. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A orientação a agentes surgiu como um novo paradigma para o desenvolvimento de software e projetistas e desenvolvedores têm se voltado para os conceitos da orientação a agentes a fim de entender, modelar, e desenvolver de forma mais adequada sistemas cada vez mais complexos e que operam em um ambiente distribuído. Como esperado, o crescimento do interesse em agentes de software tem levado a propostas de novas metodologias baseadas nos conceitos de agentes. A metodologia estudada neste trabalho, Tropos, é fundamentada no conceito de agentes. Tais conceitos são adotados desde a fase de requisitos, tal como ator, objetivo e dependência entre atores. A partir do estudo de Tropos, este trabalho focou nas fases de requisitos finais e iniciais, que utiliza i* como linguagem de modelagem. O framework i* possui uma estrutura conceitual capaz de reconhecer motivações, intenções e raciocínios sobre as características de um processo, o que facilita os esforços nas atividades da Engenharia de Requisitos. A partir do estudo detalhado do i* e da identificação das restrições sobre o uso desta linguagem, é proposta uma ferramenta - plug-in para o Eclipse - com o objetivo de dar suporte ao desenvolvimento dos modelos i* como atividades das fases de requisitos do Tropos. O objetivo deste trabalho é permitir a construção de modelos válidos segundo um guia de boas práticas - i* Wiki, e adotar uma plataforma de desenvolvimento open source que possibilite o desenvolvimento colaborativo da ferramenta proposta. Além disto, o framework GMF de modelagem gráfica do Eclipse é estudado e adotado como abordagem para a implementação da ferramenta proposta nesta dissertação - IStar Tool
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1531
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bss.pdf8,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.