Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15218
Title: O fenômeno da informação na perspectiva dual de sociedade de Jürgen Habermas
Authors: FIDELIS, Marli Batista
Keywords: Ciência da informação;Comunicação;Comportamento informacional;Competência comunicativa;Opinião pública
Issue Date: 30-Jul-2014
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Abstract: O presente estudo problematiza o caráter ambivalente do fenômeno da informação na perspectiva da teoria da sociedade dual de Habermas. Entende que a informação tem se constituído enquanto vetor propulsionador mais da integração funcional e fortalecimento do mundo sistêmico e menos do revigoramento da integração social e reação do mundo da vida ante a ação colonizadora do mundo sistêmico. A pesquisa se configura como teórica, fundamentada na hermenêutica habermasiana, para a qual utiliza, principalmente, a obra mais relevante de Habermas, a Teoria da Ação Comunicativa (TAC) para compreender suas principais categorias analítico-conceituais. Evidencia a necessidade de que a informação substancie ações comunicativas, de modo a promover o fortalecimento do mundo da vida e a descolonização de seus componentes simbólicos. Além disso, é imperativo refletir sobre a relação entre as ações dos sujeitos informacionais com o mundo sistêmico, para poder intervir no desenvolvimento da própria lógica sistêmica, não permitindo que tal lógica predomine sobre ações comunicativas, solidariedade e integração social. Espera-se que os trajetos hermenêuticos delineados somem-se a outros também movidos por inquietações quanto às possibilidades de potencializar os processos informacionais na direção das interações comunicativas para o entendimento mútuo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15218
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Marli_Fidelis_23_01_2015 (2).pdf663.97 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons