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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15036
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Título: | Tropicalismo– Geléia Geral das Vanguardas Poéticas Contemporâneas Brasileiras |
Autor(es): | CARVALHO, Carlos André Rodrigues de |
Palavras-chave: | Teoria da Literatura - Dialogismo; Poesia e música- Tropicalismo, poesia concreta, poesia praxis, e violão de rua- Afinidades com o Tropicalismo; Música e poesia - Análise comparativa - Vanguardas Poéticas Contemporâneas |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A proposta desta dissertação é mostrar que o tropicalismo, última das vanguardas poéticas contemporâneas brasileiras, que tem início em outubro de 1967 e termina em dezembro de 1968, ao pregar uma estética inclusiva, de convivência de opostos, travava um diálogo com pelo menos outras três vanguardas poéticas anteriores: concretismo (1957), poesia praxis (1962) e violão de rua (1962). Com isso, o tropicalismo destrói a teoria difundida entre os críticos literários de que as gerações artísticas mais novas entram em cena negando necessariamente as gerações anteriores. Os compositores tropicalistas, na medida em que operam com a idéia de inclusão tomando-a como próprio fundamento de seu projeto estético, não se aproximam apenas da tradição da área em que atuam – música popular – mas outras áreas como as artes plásticas, o cinema e a literatura de vanguarda. Por isso, a estética de inclusão tropicalista não incorpora, de forma crítica, apenas Carmen Miranda e Vicente Celestino ou a bossa nova. As letras dos compositores tropicalistas, além de afinidades com os procedimentos da poesia concreta, como já foi mostrado em tantos trabalhos, acadêmicos ou não, também se aproximam de outras vanguardas poéticas – aliás opostas a esta última – como o poesia praxis e o violão de rua. Essas afinidades são encontradas tanto nos procedimentos como em forma de dialogismo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15036 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
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