Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1495
Título: Síntese de nanopartículas metálicas para aplicações em terapia fotodinâmica e espectroscopia.
Autor(es): MELO, Luciana Santos Afonso de
Palavras-chave: Ciência de materiais;Nanomateriais;Pectina;Terapia fotodinâmica
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Santos Afonso de Melo, Luciana; Stevens Leonidas Gomes, Anderson. Síntese de nanopartículas metálicas para aplicações em terapia fotodinâmica e espectroscopia.. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Nanopartículas de prata são empregadas com freqüência na Biomedicina em biossensores, técnicas de diagnóstico preventivo, melhoras na aquisição de imagens e como agentes terapêuticos. Muitas vezes, estas aplicações estão fundamentadas nas propriedades ópticas, oriundas da ressonância dos plasmons. O objetivo desta tese foi a preparação e caracterização de nanopartículas de prata a partir de diferentes técnicas para aplicação em espectroscopia óptica e terapia fotodinâmica. Foram empregados três métodos diferentes de síntese: o primeiro trata-se da síntese proposta pro Lee e Meisel, seguida da ablação a laser; o segundo refere-se à síntese de nanopartículas de prata revestidas por pectina e o último método, refere-se à preparação de nanopartículas de prata funcionalizadas com grupamentos amina, revestidas com Jeffamina. Também foram sintetizadas membranas de celulose impregnadas com nanopartículas de prata, para posterior aplicação no combate de infecções da cavidade oral. As partículas com revestimento de pectina foram avaliadas em meios fluorescentes (triptofano e pontos quânticos de CdTe/CdS), promovendo um aumento da fluorescência. Quando as mesmas nanopartículas foram testadas com a riboflavina, observou-se um aumento na geração de oxigênio singleto, pois as nanopartículas de prata auxiliam o aumento da população dos estados excitados tripletos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1495
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciências de Materiais

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5738_1.pdf3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.