Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14927
Title: Converge model: teaching innovation alongside software development
Authors: MENEZES, Bianca Helena Ximenes de Melo e
Keywords: Engenharia de software;Gestão da inovação;Empreendedorismo
Issue Date: 20-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A indústria de desenvolvimento de software passou por grandes mudanças na última década. O aumento de fluxo de pessoas para os dispositivos móveis, junto à popularização da internet das coisas e dos dispositivos vestíveis expandiram mercados e mudou a indústria. Todos esses fatores combinados oferecem oportunidades em nichos inovadores de mercado. No entanto, os projetos e startups do setor de tecnologia muitas vezes falham por uma série de razões que raramente são técnicas, relacionadas na realidade ao conhecimento de mercado e do usuário. Uma das possíveis causas para o insucesso é que o ensino superior em desenvolvimento de software na área de Ciência da Computação relega a segundo plano aspectos de mercado, consequentemente fornecendo aos alunos formação insuficiente para lidar com desafios reais dos projetos de software. A fim de abordar esta situação, um modelo de gestão que objetiva guiar o desenvolvimento de produtos inovadores de software é proposto. Este modelo, denominado Converge, considera que todo projeto de software é baseado em três pilares - capacidade técnica, mercado e usuário. Para acomodar esses três aspectos, o estado da arte dos métodos ligados a cada um dos pilares foi investigado extensivamente, permitindo a combinação dos métodos. Esses métodos são o desenvolvimento Ágil (representado por práticas de Scrum e Extreme Programming), Lean Startup e Design Thinking. A eficácia do modelo Converge para orientar projetos de software foi avaliada através da implantação do modelo dentro de um laboratório de experimentação mobile na Universidade, composta exclusivamente por alunos de graduação. Após a implantação do modelo, houve uma avaliação do seu impacto em produtos finais, no processo de desenvolvimento e na formação dos alunos, durante 10 meses. Dois estudos de caso foram feitos e são descritos nesta dissertação, explicando o processo e listando resultados qualitativos. Finalmente, para avaliar se os estudantes que participaram do laboratório mudaram sua percepção acerca de desenvolvimento de software e desenvolveram habilidades além da capacidade técnica, um questionário subjetivo foi aplicado e os resultados analisados, descrevendo a influência do modelo Converge no desenvolvimento dos alunos e possíveis aplicações educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14927
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Bianca Ximenes - versão biblioteca.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons