Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1489
Título: WE4UIV Web engineering for user interaction view
Autor(es): SOUZA, Ricardo André Cavalcante de
Palavras-chave: Web applications; User Interface; MDD (Model-Driven Development); Aplicações Web, Interface com o Usuário; MDD (Desenvolvimento Dirigido por Modelos)
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: André Cavalcante de Souza, Ricardo; Souto Maior de Barros, Roberto. WE4UIV Web engineering for user interaction view. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: No mundo globalizado e competitivo, a sobrevivência de uma organização está relacionada a atrair e, principalmente, manter clientes (consumidores) através da prestação de serviços de qualidade. Atualmente, a forma mais usual de comunicação direta entre as organizações e seus (possíveis) clientes é através de aplicações baseadas na Web. Entre as vantagens deste tipo de aplicação estão a disponibilidade em tempo integral (24/7/365) e a facilidade de acesso, tendo em vista que o requisito inicial é apenas um computador com acesso à Internet. No contexto da disciplina de Engenharia de Software, as aplicações Web possuem características específicas que as diferem de aplicações tradicionais, especialmente no que se refere à interação com os usuários, e que devem ser consideradas adequadamente no processo de desenvolvimento. Entretanto, os processos de software tradicionais são dirigidos à funcionalidade e a parte do sistema responsável pela interação com os usuários é tratada com menor ênfase usualmente apenas na etapa de Implementação, ocasionando deficiências no produto e insatisfação dos usuários quanto ao uso do sistema. Neste cenário, este trabalho apresenta o método WE4UIV (Web Engineering User Interaction View), dirigido a modelos e baseado em componentes, cujo propósito é tratar os aspectos relacionados à visão de interação com os usuários de aplicações Web, nos níveis de análise e projeto, de modo a fornecer subsídios para orientar a etapa de Implementação. Além disso, visando acelerar e tornar menos manual a etapa de Implementação, este trabalho também apresenta uma ferramenta integrada a um ambiente de desenvolvimento para geração de código fonte a partir de artefatos de projeto descritos em UML. A abordagem apresentada neste trabalho pressupõe melhorias quantitativas no processo de desenvolvimento da visão de interação com os usuários, especificamente redução do tempo da etapa de Implementação e do índice de trabalho adicional causado por solicitações de mudança. A abordagem proposta é validada através de um processo de experimentação no contexto de um projeto real de desenvolvimento de software
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1489
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1972_1.pdf2,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.