Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1457
Title: Uso de contexto para adição de semântica a trajetórias de objetos móveis
Authors: Neiva Moreno, Bruno
Keywords: Objetos móveis; Trajetórias espaço-temporal; Trajetórias semânticas; Sistema de posicionamento global GPS; Mineração de Dados Espaciais; Contexto Computacional.
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Neiva Moreno, Bruno; Cesário Times, Valéria. Uso de contexto para adição de semântica a trajetórias de objetos móveis. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: A crescente popularização dos dispositivos móveis, como celular ou GPS, tem gerado uma grande quantidade de dados espaço-temporais. Estes dados são também denominados como dados de trajetórias de objetos móveis. Em seu formato original de coleta, estes dados não possuem qualquer tipo de semântica. Desta forma, diversos estudos têm focado na extração de conhecimento a partir de dados de trajetórias. Buscando a adição de semântica a partir deste tipo de dado, recentemente foi definido um modelo conceitual para defini-lo: o modelo de stops e moves. Diferentes trabalhos têm estendido este modelo com o objetivo de se extrair conhecimento sobre dados gerados pelos objetos móveis. Estes trabalhos têm investigado como extrair conhecimento dos dados de trajetórias fazendo uso de suas propriedades geométricas e geográficas, porém, pouca atenção tem sido dada às propriedades de contexto das trajetórias. O trabalho apresentado nesta dissertação propõe um método que faz uso de informações de contexto do objeto móvel para extrair conhecimento e, conseqüentemente, adicionar semântica em dados de trajetórias, este método é denominado MTSA (Method for Trajectory Semantic Annotation). Para que o mesmo fosse desenvolvido, foi necessário definir um modelo de contexto para dados de trajetórias com o objetivo de representar os principais conceitos referentes ao significado de informações de contexto na área de trajetórias de objetos móveis. O método proposto adiciona semântica a trajetórias por meio de elementos básicos definidos como stops e moves e acessa as informações de contexto representadas em uma base de dados que contém informações sobre as principais situações de contexto que um objeto móvel pode realizar em um domínio específico. Para validar o MTSA, foram obtidos resultados da execução do mesmo sobre três conjuntos de dados de trajetórias de domínios diferentes. Estes resultados mostraram que o uso do MTSA pode ser útil para extração de conhecimento, definição de padrões de comportamento e adição de semântica a trajetórias
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1457
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1402_1.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.