Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1448
Title: Entre a aprendizagem e a imitação: isomorfismos institucionais na difusão de políticas de reforma da previdência na américa latina
Authors: Medeiros Pimentel, Vanuccio
Keywords: Difusão de Políticas;Reforma da Previdência;América Latina;Mitos Racionais;Isomorfismo Institucional
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Medeiros Pimentel, Vanuccio; da Cunha Rezende, Flávio. Entre a aprendizagem e a imitação: isomorfismos institucionais na difusão de políticas de reforma da previdência na américa latina. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: O fenômeno da difusão de políticas vem cada vez chamando mais atenção dos cientistas políticos, especialmente no campo das políticas públicas. Talvez um dos maiores exemplos do fenômeno seja a difusão da reforma da previdência na América Latina. A literatura sobre a reforma enfoca os processos de aprendizado racional para explicar a dimensão da reforma e, outra parte da literatura, enfatiza o papel da imitação na formulação das reformas, mas sem considerar o peso da legitimidade. Assim, este trabalho toma as instituições como variáveis independentes e faz uma tentativa séria de introduzir o institucionalismo sociológico na análise de políticas públicas, sustentando que a reforma da previdência foi guiada pela adoção do mito da privatização que gerou o isomorfismo institucional, no qual as organizações tornam-se similares sem necessariamente tornarem-se mais eficientes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1448
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo1632_1.pdf551.27 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.