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Título: Estudo de caso com uso de simulador estratégico de negócios: uma abordagem técnica, reflexiva e humanística na formação profissional dos gerentes de projetos
Autor(es): NASCIMENTO, César Augusto Delmas Cordeiro do
Palavras-chave: PMCD Framework; Reflexão-na-ação; Simuladores Estratégicos; Gerentes de Projetos; Educação Profissional
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Augusto Delmas Cordeiro do Nascimento, César; Perrelli de Moura, Hermano. Estudo de caso com uso de simulador estratégico de negócios: uma abordagem técnica, reflexiva e humanística na formação profissional dos gerentes de projetos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Atualmente, o paradigma dominante na educação profissional, sobretudo no contexto de gerenciamento de projeto, é o da racionalidade técnica. Para a racionalidade técnica, uma prática profissional resume-se à seleção e aplicação de meios e técnicas específicos para a solução de problemas instrumentais. Contudo, é importante estar atento que as demandas reais de uma prática profissional não são exclusivamente instrumentais, mas estão caracterizadas por situações complexas e indeterminadas, demandando dos profissionais um nível de competências cognitivas, emocionais e relacionais que as instituições de ensino têm encontrado dificuldades em prover. No gerenciamento de projetos, a cultura do pragmatismo instrumental na formação profissional explica-se pela crescente demanda e investimentos em certificações técnicas, as quais têm valorizado, influenciado e reforçado a inclinação para a formação de um perfil mais técnico de profissionais. Nesse contexto, a pesquisa traz uma proposta de trabalho para educação profissional, baseada em laboratórios de aprendizagem reflexiva com simuladores estratégicos de negócios. Esse laboratório tem como cerne a promoção de um ambiente prático e reflexivo de aprendizagem para gerentes e equipes de projetos, visando o desenvolvimento de aspectos humanísticos da formação profissional. Para tal, foi realizado um estudo de caso com quatro empresas de tecnologia, respaldado nas dimensões: (1) técnica, a partir de indicadores técnicos de gestão de projetos, baseado no modelo de gestão do próprio simulador utilizado e (2) comportamental, baseado em indicadores de competências pessoais definidos pelo PMCD Framework do PMI e implementados num software de avaliação. Ao final foram analisados a variação e o desenvolvimento dos indicadores técnicos e comportamentais dos gerentes e de suas equipes, além da análise qualitativa da expressão de satisfação da aprendizagem dos participantes nesse processo laboratorial de aprendizagem. Esta análise revelou um grau de aprendizado bastante expressivo nas duas dimensões, além do elevado grau de satisfação dos aprendizes. Também houve uma validação desses aprendizes em relação à eficácia do processo trabalhado no laboratório. Por fim, vale ressaltar que os resultados decorrentes dessa aprendizagem passam a ter influência na cultura das empresas participantes do estudo de caso, tendendo à construção de um ambiente social de trabalho mais integrado, cooperativo e eficaz
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1433
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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