Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14220
Título: “Andanças” Tupiguarani na Chapada do Araripe: análises das correlações entre mobilidade humana, tecnologia cerâmica e recursos ambientais.
Autor(es): AMARAL, Alencar de Miranda
Palavras-chave: Arqueologia; Migração interna; Mobilidade residencial; Índios Tupi; Índios - Cerâmica - Chapada do Araripe
Data do documento: 28-Mai-2015
Resumo: A presente tese de doutorado esta direcionada a análise e compreensão dos movimentos populacionais Tupiguarani e seus reflexos sobre o labor oleiro destes indígenas. Todavia, nosso interesse não foram as “grandes rotas migratórias”, e sim a investigação dos mecanismos da mobilidade Tupiguarani na porção pernambucana da Chapada do Araripe, onde os sítios localizados, até o momento, revelam a instalação de assentamentos em duas unidades geo-ambientais (Depressão Sertaneja e Chapada). Assim, objetivamos examinar os meandros da circulação humana com vistas a compreender a ligação deste comportamento com a exploração dos recursos naturais e características da tecnologia cerâmica; buscando ainda determinar como as diferenças ambientais vigentes em nossa área de estudo influenciaram as estratégias de mobilidade e a atividade oleira dos ceramistas Tupiguarani. Para tanto, lançamos mãos de técnicas arqueométricas (fluorescência de raio X, termoluminescência), projeções cartográficas (caminhos ótimos) e desenvolvemos um modelo para identificação e análise da mobilidade residencial Tupiguarani a partir dos artefatos cerâmicos. De modo geral, as informações levantadas indicam que a distribuição diferencial de recursos tenha promovido a adoção de estratégias de mobilidade logística distintas nas áreas de Chapada e Depressão Sertaneja. Contudo, a dualidade na implantação dos sítios não subentende a existência de procedimentos distintos na fabricação da cerâmica, nem a utilização de estratégias de mobilidade residencial diferentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14220
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Arqueologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Alencar de Miranda Amaral - PPG Arqueologia.pdf14,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons