Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14103
Title: Terminais de integração para transporte público humanizado: estudo ergonômico nos terminais do Grande Recife
Authors: Seabra Filho, Sadi da Silva
Keywords: Ergonomia;Transportes;Transporte urbano;Acessibilidade ao transporte local.
Issue Date: 29-Jan-2015
Publisher: UFPE
Abstract: O Sistema Estrutural Integrado (SEI) é uma rede responsável pelo transporte urbano público da cidade do Recife-PE e região metropolitana. Composto por linhas de ônibus e metrô interligadas por terminais de integração, que foram criados com a intenção de facilitar a vida dos passageiros e otimizar o transporte. A pesquisa objetivou traçar diretrizes de melhoria relacionados à ergonomia do ambiente construído dos terminais de integração, visando melhores condições de conforto, usabilidade, acessibilidade e segurança aos usuários. O estudo foi realizado em três terminais escolhidos através dos seguintes fatores: localização na malha viária, maior número de usuários e ano de inauguração. Para isso, foi realizado um estudo de campo, utilizando as metodologias: Avaliação Pós Ocupação (APO), Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído (MEAC) e a Intervenção Ergonomizadora do Sistema Humano Tarefa Máquina (SHTM). A avaliação dos ambientes construídos aliadas a percepção dos usuários foram capazes de identificar e mapear os problemas ergonômicos e de acessibilidade, levantando pontos críticos que se repetem nos terminais e que são causadores de desagradáveis situações para a população. A partir do diagnóstico foram propostas diretrizes que podem garantir o melhor desempenho das atividades destinadas ao espaço do terminal, melhorando as relações entre passageiros, funcionários e terminal.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14103
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Concluída _ Sadi da Silva Seabra Filho.pdf6.88 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons