Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14068

Compartilhe esta página

Título: Reconhecimento sedimentológico para mapeamento de áreas com potencial de granulados marinhos siliciclásticos. Estudo de caso: recuperação das praias de Paulista (PE).
Autor(es): MELO, Maria Cristina da Silva Sales de
Palavras-chave: Plataforma Continental Interna; Levantamento Sedimentológico; Morfodinâmica; Paulista(PE); Erosão; Jazida
Data do documento: 10-Abr-2015
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo o reconhecimento sedimentológico da Plataforma continental interna adjacente de Paulista-PE, para utilização na recuperação das praias do município. A área de estudo compreendendo especificamente a orla marítima do município de Paulista - PE, entre a foz do Rio Doce a sul e o Pontal de Maria Farinha a norte. Além da análise sedimentológica da plataforma, por meio de dados obtidos pelo INPH 2000, foram realizados 6 perfis ao longo das praias visando analisar sua morfodinâmica e assim verificar as variações nos perfis praiais ao longo do tempo, nos anos de 1999, 2013 e 2014. Os perfis buscaram identificar os processos dinâmicos relacionados à erosão e deposição na área estudada, comprovando que na grande maioria, as praias estão em processo de erosão marinha, ou melhor, com recuo gradual da linha de costa e decorrente destruição de patrimônio público e privado. A Plataforma interna adjacente da área de estudo, revelou uma área cuja distribuição sedimentar apresenta aproximadamente 90% de material siliciclástico, evidenciando uma reserva inferida correspondente do volume de 3.440.640m³, necessário para a realização do engordamento da área estudada para a recuperação das praias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14068
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geociências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Cristina.pdf8,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons