Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1405
Title: Síntese e avaliação da atividade biológica de novos derivados arilazo-imidazolidínicos e arilideno-tiazolidínicos frente a vermes adultos de Schistosoma mansoni (Cepa BH)
Authors: Lopes Melo Soares, Andréa
Keywords: Schistosoma mansoni; Imidazolidinas
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Lopes Melo Soares, Andréa; do Carmo Alves de Lima, Maria. Síntese e avaliação da atividade biológica de novos derivados arilazo-imidazolidínicos e arilideno-tiazolidínicos frente a vermes adultos de Schistosoma mansoni (Cepa BH). 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Produtos Bioativos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Aos núcleos imidazolidínico e tiazolidínico, devido à sua reatividade química e conseqüente afinidade, são atribuídos diversas atividades biológicas, inclusive antiparasitário, fato que direcionou nossas pesquisas na busca de novos agentes esquistossomicidas. Assim, preparou-se novos derivados 5-arilazo-3-benzil-4-tioxoimidazolidin- 2-ona 8a-d e 5-arilideno-3-(4-bromo-benzil)-tiazolidina-2,4-diona 15a-b. A substituição em posição três do anel heterocíclico, em meio alcalino, foi realizada pela utilização do cloreto de benzil substituído para o núcleo imidazolidínico e do brometo de 4-bromo-benzil para o núcleo tiazolidínico. A 3-benzil-imidazolidina-2,4- diona sofreu uma tionação na carbonila da posição quadro. Em seguida, a substituição em posição cinco dos derivados tiazolidínicos foi realizada por uma adição do tipo Michael da 3-(4-bromo-benzil)-tiazolidina-2,4-diona com derivados 3- aril-2-ciano-acrilatos de etila substituídos. Por sua vez, a 3-benzil-4-tioxoimidazolidin- 2-ona sofreu uma reação de acoplamento diazo com anilinas substituídas. As estruturas químicas dos compostos sintetizados foram devidamente comprovadas por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear de hidrogênio. Os derivados testados arilazo-imidazolidínicos 8a, 8b e 8c apresentaram atividade biológica frente a vermes adultos de Schistosoma mansoni (Cepa BH), destacando-se o derivado 5-(4-flúor-arilazo)-3-benzil-4-tioxo-imidazolidin- 2-ona 8b, nas doses compreendidas entre 10 a 80 μg/mL, que levou a uma taxa de 100% de mortalidade em 24 horas após o inicio do tratamento, sendo o melhor resultado em relação aos outros derivados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1405
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biotecnologia Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4430_1.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.