Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14005
Título: A demanda da água para irrigação: uma aplicação da programação matemática positiva para os perímetros irrigados do submédio do Rio São Francisco
Autor(es): Figueiredo, Luiz Eduardo Nascimento
Palavras-chave: Demanda de água; Programação Matemática Positiva; Perímetros Irrigados
Data do documento: 3-Mar-2015
Resumo: O presente estudo tem como objetivo estimar as curvas de demanda da água para irrigação dos perímetros irrigados localizados no Submédio do Rio São Francisco. A metodologia utilizada foi à programação matemática positiva, que consiste em um modelo em três estágios para a obtenção dos valores econômicos dá água para diversos cenários de disponibilidade desse recurso (100% até 60%). A partir dos valores econômicos obtidos, foi possível estimar as curvas de demanda da água para a irrigação e os custos de escassez do recurso para os perímetros públicos irrigados. Ademais, diversos cenários de elasticidades de oferta das culturas (de 0.2 até 2.0) e variações no mix de cultura observado em cada perímetro foram propostos com o intuito de verificar os respectivos impactos na demanda de água para irrigação estimada e nos custos de escassez. Os resultados obtidos demonstram o efeito positivo da redução da disponibilidade da água sobre os valores econômicos do recurso em todos os perímetros, obtendo dessa forma, curvas de demanda negativamente inclinadas. Além disso, foi possível verificar variações negativas nos valores econômicos estimados em relação ao valor da elasticidade de oferta das culturas indicada e, também, o impacto do mix de cultura na curva de demanda da água estimada para os perímetros irrigados. Esses resultados podem auxiliar futuros modelos hidroeconômicos a serem aplicados na região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14005
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO ECONOMIA 2015 LUIZ FIGUEIREDO.pdf3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.