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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13993

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Cecilia Patricia Alves -
dc.contributor.authorLima, Lígia Maria Pereira-
dc.date.accessioned2015-05-19T15:01:50Z-
dc.date.available2015-05-19T15:01:50Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13993-
dc.description.abstractEste trabalho buscou avaliar se diferentes modelos educacionais da educação formal consolidam diferentes valores na vida adulta das pessoas. Para isso, duas instituições de ensino com modelos educacionais distintos foram escolhidas: o Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (com ensino de tendência liberal tradicional) e o Instituto Capibaribe (com ensino de tendência progressista libertadora). Os dados utilizados na pesquisa foram coletados a partir de entrevistas e questionários com representantes e ex-alunos das duas escolas. Para o tratamento dos dados, foram utilizados dois softwares desenvolvidos para uso em pesquisas qualitativas sistêmicas, o SysQualis e o SysLogic, que facilitaram a análise dos valores observados no discurso dos grupos estudados. Ao comparar as duas linhas educacionais pesquisadas, através das entrevistas com as representantes escolares, os resultados mostraram que o Colégio da Polícia Militar, baseado no modelo educacional tradicional, tem o propósito de formar cidadãos disciplinados, conscientes das regras que regem a sociedade e preparados para ter bom desempenho em testes de seleções, com vistas a um futuro profissional. Nesta instituição, a filosofia de ensino tem foco na disciplina, no respeito pelo professor e pelo corpo escolar e na busca pela excelência nos estudos. Os principais valores repassados aos alunos pela escola são o respeito, a disciplina, a pontualidade e a busca pelo sucesso pessoal e profissional. O Instituto Capibaribe, com um modelo de ensino baseado nas ideias de Paulo Freire, se propõe à formação integral do ser humano, objetivando preparar seus alunos para que se tornem cidadãos que entendam o contexto em que vivem e atuem de maneira coletiva em busca da melhoria da sociedade. Sua filosofia de ensino percebe o sujeito como centro norteador do trabalho pedagógico, onde o processo de aprendizagem é mais importante que o resultado. A formação de uma consciência crítica, o senso de responsabilidade coletiva, a autonomia e a ação na sociedade são os principais valores que a escola procura passar aos alunos. A comparação destes dados com resultados de outras pesquisas indicou que o método de ensino utilizado pelo Instituto Capibaribe apresentou um conjunto de valores ambientalmente favoráveis que pode ter facilitado o desenvolvimento de atitudes e comportamentos próambientais pelos indivíduos que estudaram na escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelos educacionaispt_BR
dc.subjectValores sócio-ambientaispt_BR
dc.subjectInstituto Capibaribept_BR
dc.subjectColégio da Polícia Militar de Pernambucopt_BR
dc.titleA influência dos modelos educacionais na construção de valores sócioambientaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPereira, Antônio Carlos Valença -
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

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Dissertação mestrado - UFPE - Lígia Maria Pereira Lima.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
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