Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1396
Title: Novas imidazolidinas potencialmente esquistossomicidas : bioatividade de 2-Tioxo-Imidazolidin-4- onas frente a vermes adultos de Schistosoma mansoni (CEPA BH)
Authors: Cristina Apolinário da Silva, Andréa
Keywords: Schistosoma mansoni; Imidazolidinas
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cristina Apolinário da Silva, Andréa; Lins Galdino, Suely. Novas imidazolidinas potencialmente esquistossomicidas : bioatividade de 2-Tioxo-Imidazolidin-4- onas frente a vermes adultos de Schistosoma mansoni (CEPA BH). 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Produtos Bioativos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Foram obtidos oito novos derivados bioisósteros das séries 5- benzilideno-3-(4-nitro-benzil)-2-tioxo-imidazolidin-4-ona 10a-d e 5-benzilideno- 3-[2-oxo-2-(4-nitro-fenil)-etil]-2-tioxo-imidazolidin-4-ona 12a-d. A síntese foi realizada a partir da 2-tioxo-imidazolidin-4-ona, constando de reações de adição do tipo Michael na posição cinco do anel imidazolidínico com os ésteres 2-ciano-fenil-acrilatos de etila, posteriormente foram submetidos à reação de substituição na posição três do anel imidazolidínico, utilizando cloretos ou brometos de benzila ou fenacila substituídos. As respectivas estruturas químicas de todos os compostos, inclusive intermediários, foram comprovadas por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear de hidrogênio. Foram realizados testes para a avaliação da atividade esquistossomicida frente a vermes adultos de Schistosoma mansoni (Cepa BH) dos compostos sintetizados, os quais não apresentaram atividade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1396
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biotecnologia Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4428_1.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.