Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13370
Título: Saberes mobilizados na prática de uma professora de canto coral para adolescentes na Região Metropolitana do Recife: um estudo de caso
Autor(es): PEREIRA, Valdiene Carvalho
Palavras-chave: Formação de professores de música; Saberes docentes; Ensino de música; Escola pública
Data do documento: 21-Jun-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Valdiene Carneiro. Saberes mobilizados na prática de uma professora de canto coral para adolescentes na Região Metropolitana do Recife: um estudo de caso. Recife, 2013. 172 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-graduação em Educação, 2013. .
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo compreender como uma professora de música constrói saberes relacionados à prática de canto coral para adolescentes na educação básica. Os objetivos específicos foram conhecer como se dá o processo de ensino de canto coral para adolescentes em uma escola pública; verificar como uma professora de música se relaciona com seus alunos adolescentes na escola; identificar como são trabalhados os conteúdos de canto coral com adolescentes na escola; analisar saberes mobilizados por uma professora de música na prática de canto coral para adolescentes em uma escola pública. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em autores das áreas de Pedagogia e Educação Musical que versam sobre juventude, música e escola, prática educativa, canto coral e saberes docentes. Foi realizado um estudo de caso com uma professora de música de uma escola pública municipal de Jaboatão dos Guararapes – PE. Os instrumentos de coleta de dados foram documentos, observação e entrevista em profundidade. Foram realizadas nove observações de aula e quatro observações de ocasiões especiais – apresentações do coro, audição de concerto didático da Orquestra Sinfônica do Recife no Teatro Santa Isabel, confraternizações na escola. As entrevistas foram orientadas pelos seguintes pontos: formação e atuação profissionais; ensino aprendizagem de canto coral para adolescentes; saberes docentes, tendo as gravações sido feitas em áudio com aparelho de MP4 e transcritas em aplicativo word, buscando manter fidelidade à conversa, na transcrição. Os procedimentos de análise foram a análise documental da proposta curricular para o ensino fundamental do município de Jaboatão dos Guararapes na área de Arte–Música e do documento da formação continuada do componente curricular Arte–Música para o ano de 2012, entre outros documentos, bem como a análise de conteúdo (BARDIN, 2010), que leva em conta tanto o conteúdo manifesto quanto o conteúdo latente, tendo o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação sido feitos à luz dos teóricos que fundamentaram o estudo de caso. Os resultados permitiram identificar um corpo de saberes relacionados à prática de canto coral para adolescentes na educação básica, entre os quais se destacam: saber querer bem aos estudantes, saber se relacionar, saber interagir com a gestão escolar, saber priorizar a formação continuada e saber respeitar o discurso musical dos alunos. A professora pesquisada construiu esses e outros saberes por meio das relações com gestores, professores, estudantes, funcionários e pais de alunos da escola lócus de pesquisa; da formação continuada, na articulação com os saberes provenientes da formação profissional, com os saberes disciplinares e com os saberes curriculares ou até mesmo suprindo lacunas de sua formação inicial de licenciada em música e, por fim, na própria experiência do trabalho, nas leituras e nas conversas com pessoas mais experientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13370
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Valdiene Pereira.pdf1,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons