Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13354
Título: Controle discreto de sinais trifásicos distorcidos e desbalanceados baseado na transformada de Fourier de vetores espaciais.
Autor(es): ARCANJO, Maherbson Andrew de Carvalho
Palavras-chave: Qualidade de Energia Elétrica; Controle de Corrente; Filtro Ativo de Potência
Data do documento: 26-Abr-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARCANJO, Maherbson Andrew de Carvalho. Controle discreto de sinais trifásicos distorcidos e desbalanceados baseado na transformada de Fourier de vetores espaciais. Recife, 2013. 74 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta uma nova técnica de controle de grandezas trifásicas capaz de fazê-las seguir uma referência trifásica de ordem harmônica e sequência especificas. A proposta foi motivada pela necessidade de impor correntes distorcidas e desbalanceadas em filtros ativos trifásicos, mas pode ser aplicada no controle de outras grandezas trifásicas. O controlador proposto é baseado na transformada de Fourier de vetores espaciais (Space Vector Fourier Transform - SVFT) de onde é retirada a propriedade de seguimento rápido e preciso de um sinal trifásico de ordem harmônica e sequência específicas. As principais vantagens da técnica de controle proposta são: sua inerente característica discreta, não incorrendo em problemas devido à discretização; sua seletividade no que diz respeito às componentes que se deseja controlar; o baixo esforço computacional requerido por sua implementação recursiva e ainda a possibilidade de se controlar várias componentes harmônicas com o mesmo controlador. Algumas teorias de potência e estratégias de compensação de distúrbios para filtros ativos de corrente são estudadas, sendo uma delas escolhida para que a técnica de controle de corrente seja utilizada adequadamente. Para validar a técnica de controle, resultados de simulação e experimentais são apresentados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13354
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Maherbson.pdf9,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons