Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13297
Title: Identificando o grau de dependência da adesão à Computação em Nuvem
Authors: ARRUDA, Eduardo Nascimento de
Keywords: Computação em Nuvem;Tecnologia da Informação;Terceirização;Internet;Virtualização;Rede Computacional;Serviço;Modelo Computacional;Nível de Dependência
Issue Date: 28-Feb-2013
Citation: ARRUDA, Eduardo Nascimento de. Identificando o grau de dependência da adesão à computação em nuvem. Recife, 2013. 192 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, 2013.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo estudar o grau de dependência no uso da computação em nuvem oferecida como serviço. Tem-se o objetivo de identificar pontos importantes antes da adoção deste novo modelo tecnológico, estabelecendo uma relação com teorias de base e fatores ligados a computação em nuvem, junto às proposições dos níveis de dependência necessários de acordo com cada tipo de cliente. A pesquisa realizada tem caráter exploratório. Por meio de estudos de casos para clientes de portes diferentes, visando identificar o grau de dependência de recursos da adesão aos tipos diversos de computação em nuvem, de forma consciente e planejada, atendendo às necessidades computacionais de cada realidade. Para tanto, foram definidos os graus com base na teoria da dependência de recursos em conjunto com algumas das principais características do modelo computacional em nuvem, de forma que pudesse atender todos os perfis de usuários de computação em nuvem.Um sistema distribuído generaliza uma rede de computadores tornando os recursos computacionais e de comunicação “invisíveis” ao usuário, que acessa a todos os recursos como sendo locais. A computação em nuvem leva o conceito de sistema distribuído ao ponto extremo, inclusive disponibilizando plataformas de software e hardware sob demanda, para atender às necessidades individuais ou empresariais, sendo tudo isso transparente ao usuário final. A computação em nuvem já é hoje uma realidade que atinge a todos que utilizam recursos computacionais conectados à Internet. Este novo modelo computacional traz um impacto ainda pouco compreendido com efeitos de curto, médio e longo prazo para todos os tipos de clientes. Mas o poder que a computação em nuvem propõe deve ser visto pelas empresas como uma estratégia tecnológica para atender às necessidades do negócio principal da organização, aliada com todas as áreas que irão consumir, direta e indiretamente, os recursos computacionais propostos como serviços, através da Internet. A terceirização da tecnologia da informação de uma empresa não é novidade, mas a forma como está sendo ofertada através da nuvem sim. A segurança dos dados em servidores virtualizados, dentro das centrais de processamentos de dados de outras empresas, que podem estar em outro país inclusive, precisa ser muito bem planejada e avaliada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13297
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Eduardo Nacimento de Arruda.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons