Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1328
Título: Taxonomia molecular dos Nematoda marinhos de regiões no Pacífico e Atlântico Sul
Autor(es): Renato Rodrigues da Silva, Neyvan
Palavras-chave: Nematódeos marinhos, marcadores de DNA, taxonomia integrativa, NIC, Cornurella
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Renato Rodrigues da Silva, Neyvan; Tereza dos Santos Correia, Maria. Taxonomia molecular dos Nematoda marinhos de regiões no Pacífico e Atlântico Sul. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O filo Nematoda apresenta uma grande diversidade e elevada abundância em ambientes aquáticos (marinhos e água doce) e terrestres. A identificação do grupo usando caracteres morfológicos consome tempo, principalmente devido à alta plasticidade fenotípica entre as populações. Alguns métodos moleculares como DNA barcoding oferecem um alternativa eficiente no estudo da biodiversidade das comunidades dos Nematoda marinhos. Os objetivos desse estudo foram: (1) revisão molecular discutindo os conceitos de taxonomia de DNA, código de barras e taxonomia integrativa; (2) aplicação dos marcadores moleculares nucleares e mitocondriais; (3) fazer um inventário molecular através das sequências depositadas em bancos de dados públicos, estimando a porcentagem dos genes mais usados para DNA barcoding com os Nematoda marinhos, produzir novas sequências de DNA de Nematodade três regiões: Bacia de Campos (RJ), Baja Califórnia (Mex) e Bolsa Chica (CA/USA) e (4) elaborar uma visão conceitual do Cartão de Identificação dos Nematoda (NIC) integrado com bancos de dados apresentando-se como uma ferramenta útil para estudos ecológico-moleculares. Os resultados apontaram que mais de 600 espécies do filo Nematoda já foi sequenciado, a maioria parcialmente, depositadas em bancos genéticos públicos com respectivos números de acesso e genes. Observou-se que o gene 18S é o mais utilizado na produção de sequências barcode com aproximadamente 72%, enquanto que citocromo oxidase e região intergênica são frequentemente menos sequenciados. A partir das árvores filogenéticas construídas, o marcador Minibarcode não se mostrou útil para taxonomia molecular dos Nematoda marinhos. Nesse estudo produziu-se 20 sequências de 18S e 42 de 28S, pertencentes a 36 espécies, correspondendo a 27 gêneros e 15 famílias. Além disso, 14 espécies foram identificadas como novos registros de sequências para Genbank. Em adição, o conceito NIC tem o objetivo de promover ligação entre os diversos tipos de bancos de dados públicos a partir da criação de um site . A técnica de DNA barcoding nos Nematoda marinhos tem crescido rapidamente nos últimos anos, devido à necessidade de aprimoramento das ferramentas de biodiversidade e ecológicas em programas de monitoramento. Foi feita a descrição de Cornurella gen nv da Bacia de Campos (RJ) apresentando caracteres morfológicos da família Desmodoridae (Nematoda). Estudos futuros usando uma combinação de taxonomia integrativa e NIC são necessários para melhorar a informação disponível, com o intuito de caracterizar melhor a diversidade dos Nematoda marinhos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1328
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo126_1.pdf5,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.